APS lança formação em Riscos ESG

  • ECO Seguros
  • 7 Novembro 2022

A APS vai lançar um curso online centrado nos indicadores ESG - Ambiente, Social e Governança Corporativa. A formação, centrada nos padrões de sustentabilidade das empresas, arranca no dia 10.

A Associação Portuguesa de Seguradores (APS) vai dar início ao curso sobre Riscos ESG – Environmental, Social and Governance, na tarde de 10 de novembro, onde será apresentado o contexto atual, a regulamentação e framework existentes, uma visão sobre gestão de risco climático, e se irá analisar o modelo informacional e tendências.

O objetivo da formação digital, com formador online, é analisar os fundamentos sobre as mudanças climáticas e aspetos práticos para o setor de seguros, e destina-se a colaboradores de empresas de seguros com interesse no tema, em particular, responsáveis das áreas relevantes para a gestão das alterações climáticas e da sua a estratégia, gestão e reporting.

O formador responsável, João Carlos, é Gerente da Management Solutions, e conta com ampla experiência na liderança de iniciativas de Sustentabilidade, Gestão de Riscos e Modelo Informacional de Finanças, em diversos setores.

Os alunos vão adquirir competências nas áreas de Fundamentos sobre a Mudança Climática, Regulamentação existente: TCFD, Gestão do risco climático, Enfoques de medição e de gestão do risco climático, Integração na gestão do gerenciamento do risco climático, Modelos de informação e principais tendências em Sustentabilidade e Risco Climático.

Nos dias 10 e 11 de novembro, a APS lecciona ainda o Módulo 1 do Ciclo de Formação de Seguros de Acidentes de Trabalho, centrado nos Regimes de Acidentes de Trabalho e no Fundo de Acidentes de Trabalho (FAT). O Ciclo prolonga-se até ao dia 25 de novembro, e analisa temas como a Gestão de Sinistros em Acidentes de Trabalho – Módulo 2, em 15 e 16 de novembro -; o Provisionamento das Pensões e de Assistência Vitalícia – Módulo 3, no dia 21 -; Pensão de Acidentes de Trabalho – Módulo 4, em 23 e 24 de novembro-; e ainda Contencioso de Acidentes de Trabalho – Módulo 5, no dia 25 de novembro.

Durante o mês de novembro, terão ainda início, na Academia da APS, formações de Conformação para Mediadores de Seguros e Resseguros (vários Ramos), a ter lugar online, de 15 de novembro a 12 de dezembro.

A oferta dos cursos da APS pode ser consultada, na totalidade, na página dos cursos da Academia.

Um estudo realizado pela consultoria BCG demonstrou que as empresas que adotam melhores práticas ambientais, sociais e de governança veem diversos impactos positivos, como maiores lucros e até melhoria no seu valor de mercado a longo prazo.

 

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

APS lança formação em Riscos ESG

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião