ASF e Nova SBE avaliam ‘protection gaps’

  • ECO Seguros
  • 8 Novembro 2022

A ASF colabora com a Nova SBE no desenvolvimento de um estudo que visa perceber a dimensão e características das protection gaps em Portugal.

A ASF estabeleceu com o Finance Knowledge Center da Nova School of Business and Economics a realização de um estudo alargado sobre o protection gap, ou seja, a diferença entre o potencial de cobertura das pessoas, atividades e patrimónios através de seguros, e a dimensão da cobertura realmente existente.

O objetivo do estudo assenta na identificação das principais áreas onde se registam lacunas — gaps — de cobertura seguradora no mercado nacional, identificando situações de natureza potencialmente sistémica, bem como eventuais constrangimentos que obstem ao apuramento mais exaustivo dos gaps de cobertura efetivamente existentes.

O estudo em causa, respondendo à primeira fase de um projeto que visa o aprofundamento da análise do protection gap a nível nacional, aborda esta temática em quatro vertentes: o risco climático e de catástrofes naturais; o risco cibernético; o risco demográfico (nas vertentes da saúde e da segurança social – pensões de reforma); e o risco de interrupção de negócio
em situações pandémicas.

A lacuna de proteção, no contexto de determinados riscos, pode expor os segurados com coberturas subdimensionadas, as pessoas e agentes económicos que não possuem seguros, e a sociedade como um todo, a repercussões económicas e sociais severas, cuja dimensão estará diretamente relacionada com o gap de proteção existente.

Estes impactos são extensíveis também ao próprio Estado, sempre que se verifique a necessidade de alocação de recursos financeiros para efeitos de mitigação de perdas associadas a eventos de natureza potencialmente sistémica.

O protection gap é um dos temas em destaque na Conferência Anual ASF 2022, que se realiza no próximo dia 17 de novembro, no Centro Cultural de Belém. No Painel dedicado ao tema, no qual participa um conjunto de especialistas e personalidades de relevo, serão apresentados os resultados do estudo.

Para além da apresentação e do debate no quadro da Conferência Anual ASF 2022, o trabalho conduzido pela Nova School of Business and Economics constituirá uma ferramenta de trabalho da maior importância para a ASF, nomeadamente na caracterização da realidade atual, servindo como suporte para possíveis iniciativas a tomar no sentido de sensibilizar os diversos stakeholders para a relevância desta matéria.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

ASF e Nova SBE avaliam ‘protection gaps’

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião