Sindicatos da banca propõem atualização salarial de 6,25% para 2023

A proposta prevê a atualização da tabela salarial, pensões de reforma e sobrevivência de 6,25%, bem como o aumento do subsídio de refeição para 14 euros por dia.

O Sindicato Nacional dos Quadros e Técnicos Bancários (SNQTB) e o Sindicato Independente da Banca (SIB) já apresentaram aos bancos que celebram o Acordo Coletivo de Trabalho a sua proposta de atualização para 2023, que prevê uma atualização da tabela salarial, pensões de reforma e sobrevivência de 6,25%, bem como das demais cláusulas com expressão pecuniária e o aumento do subsídio de refeição para um valor diário de 14 euros.

Esta proposta e a respetiva fundamentação tiveram em consideração a “evolução previsível da inflação para 2023”, os “indicadores ao nível do setor bancário” e os “excelentes resultados alcançados pelos bancos, que têm vindo a anunciar lucros elevados”, justificam os dois sindicatos em comunicado.

O SNQTB e o SIB pretendem também que os ganhos de produtividade sejam repartidos de forma mais equitativa entre os acionistas e os trabalhadores.

O Grupo Negociador das Instituições de Crédito (GNIC) tem, agora, o prazo legal de 30 dias para apresentar uma contraproposta, após o qual serão iniciadas as negociações diretas.

Por outro lado, os dois sindicatos requereram a conciliação aos serviços competentes do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social no que respeita à revisão para 2022 do ACT do setor bancário, cujo processo negocial vai prosseguir nessa sede. “Não obstante e sem prejuízo da negociação para 2022 se encontrar pendente, importava que, desde já, fosse iniciado o processo de atualização para 2023 do ACT do setor bancário”, alertam os sindicatos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sindicatos da banca propõem atualização salarial de 6,25% para 2023

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião