Um em cada quatro desempregados encontrou emprego no terceiro trimestre

Foram 78,1 mil as pessoas que transitaram para o emprego do segundo para o terceiro trimestre deste ano, indica o INE.

Um em cada quatro desempregados encontrou trabalho no terceiro trimestre deste ano, mostram os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) esta quarta-feira. Por outro lado, 53,9% das pessoas que estavam desempregadas no segundo trimestre permaneceram nesse estado no trimestre seguinte.

Foram 78,1 mil as pessoas que transitaram para o emprego no terceiro trimestre deste ano. Considerando por sexo, o INE estima que “quase um em cada três homens desempregados (29,6%; 42,7 mil) e quase uma em cada quatro mulheres desempregadas (22,9%; 35,4 mil) no trimestre trimestre de 2022 transitaram para o emprego” neste período.

A maior parte das pessoas transitaram para um trabalho por conta de outrem. Foram mais os desempregados de curta duração que encontraram trabalho (32,6%) do que aqueles de longa duração (19,9%).

a fatia daqueles que permaneceram no desemprego, que é de 53,9% do total de desempregados, é de 160,9 mil pessoas, segundo os dados do INE.

Entre aqueles que estavam desempregados no segundo trimestre, uma parte deles (20%) transitou ainda para a inatividade (que engloba os inativos disponíveis para trabalhar, mas que não procuram emprego, os inativos que procuram emprego, mas que não estão disponíveis para trabalhar e os restantes inativos).

O INE disponibiliza também dados sobre as pessoas já empregadas, que mostram que do “total de trabalhadores por conta de outrem que, no segundo trimestre de 2022, tinham um contrato de trabalho com termo ou outro tipo de contrato, 19,3% (129,2 mil) passaram a ter um contrato sem termo no terceiro trimestre de 2022″.

entre os trabalhadores em part-time, quase um quarto (24,1%; 94,2 mil pessoas) passou a trabalhar a tempo completo no terceiro trimestre deste ano.

(Notícia atualizada às 11h35)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Um em cada quatro desempregados encontrou emprego no terceiro trimestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião