Angola: Nossa Seguros mantém rating B- da Fitch

  • ECO Seguros
  • 17 Novembro 2022

A Fitch atribuiu a classificação de seguradora com robustez financeira (IFS) à Nossa Seguros com nota B- e perspetiva favorável.

A Fitch Ratings classificou a Nova Sociedade de Seguros de Angola, representada pela Nossa Seguros, avaliação B- e perspetiva positiva.

A avaliação da Fitch do perfil empresarial da Nossa Seguros reflete a posição de liderança da seguradora no mercado angolano de seguros, com uma forte quota de mercado de 13% em 2021, com base no total de prémios brutos emitidos (PAG). O fator é apoiado por uma boa diversificação baseada nos produtos e na distribuição da empresa, que a Fitch encara positivamente.

O perfil empresarial da Nossa Seguros beneficia de uma forte rede de distribuição apoiada pela empresa-mãe, BAI, um dos maiores bancos angolanos. A companhia tem uma grande rede nacional de agências apoiadas pelas agências bancárias do BAI.
A extensa rede de balcões da seguradora impulsiona a sua distribuição direta de canais, cerca de 59% do total do PAG em 8M22, enquanto a relação bancária contribuiu com cerca de 10% do PAG a partir do bancassurance. A restante distribuição da Nossa Seguros é feita através de intermediários, tais como corretores e agentes.

A avaliação da Fitch sobre o capital é também apoiada pelo registo estabelecido pela Nossa de manter um forte rácio de solvência regulamentar, confortavelmente acima dos níveis de solvência mais próximos e típicos do mercado. O rácio de solvência regulamentar da seguradora angolana foi de 188% no final de 2021, inferior a 248% no final de 2020, devido principalmente a maiores volumes de negócios subscritos durante o ano. A redução está amplamente alinhada com a dos pares próximos e do mercado.

A companhia de Luanda registou um lucro líquido de 5,1 mil milhões em 2021, praticamente inalterado em relação ao ano anterior, apoiado por um forte desempenho na subscrição e retornos de investimento resilientes, parcialmente compensados por perdas cambiais (FX) líquidas em títulos do governo indexados ao dólar americano devido à apreciação da moeda local em relação ao dólar americano em 2021.

A seguradora reportou um retorno sobre o capital próprio (ROE) muito forte calculado pela Fitch de 34% em 2021 (2020: 46%). No entanto, a Fitch espera que a volatilidade dos lucros induzida pelo câmbio diminua a curto prazo, à medida que a empresa transfere alguns dos seus títulos indexados ao dólar americano para investimentos denominados em moeda local.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Angola: Nossa Seguros mantém rating B- da Fitch

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião