Europa enche-se de gasóleo russo antes de proibição

  • ECO
  • 21 Novembro 2022

A partir de 5 de fevereiro, União Europeia vai proibir as importações de produtos petrolíferos. Até lá, reservas de combustível estão a ficar cheias por falta de alternativas no mercado.

A União Europeia está a encher-se de gasóleo russo, antes do início do embargo aos produtos petrolíferos da Rússia, no dia 5 de fevereiro, já que escasseiam alternativas no mercado, refere esta segunda-feira a Reuters.

Entre 1 e 12 de novembro, os carregamentos de gasóleo russo com destino para a zona de armazenamento de Amesterão-Roterdão-Antuérpia aumentaram para 215 mil barris por dia, mais 126% em comparação com outubro, segundo a analista Pamela Munger, da Vortexa, citada pela mesma agência.

Como não há alternativas energéticas no curto prazo, o gasóleo da Rússia representou, no início de novembro, 44% do total de importações de combustíveis rodoviários, o que compara com os 39% de outubro, segundo a plataforma Refinitiv. A Rússia ainda é o maior fornecedor de gasóleo da Europa, apesar de as importações terem caído mais de 50% desde o início da guerra na Ucrânia.

O embargo ao petróleo russo arranca em dezembro e as importações de gasóleo começam em 5 de fevereiro. Para compensar as cargas provenientes deste país, “a União Europeia terá de garantir entre 500 e 600 mil barris por dia”, segundo a analista Eugene Lindell, da FGE. Índia, Estados Unidos e Médio Oriente everão ser os substitutos dos produtos energéticos russos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Europa enche-se de gasóleo russo antes de proibição

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião