Hoje nas notícias: rendas, taxas sobre lucros e sondagem

  • ECO
  • 24 Novembro 2022

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Há cerca de 27 mil contratos de arrendamento com rendas abaixo dos 100 euros na Área Metropolitana de Lisboa. A taxa sobre os lucros extraordinários na energia e distribuição continua a marcar a atualidade nacional, mas o Governo ainda não sabe qual o valor que vai encaixar com este imposto. Gouveia e Melo lidera nas preferências para a corrida à Presidência da República. Conheça estas e outras notícias em destaque esta quinta-feira.

Há 27 mil rendas antigas em Lisboa abaixo dos 100 euros

Há cerca de 27 mil contratos de arrendamento com rendas abaixo dos 100 euros na Área Metropolitana de Lisboa. Trata-se de acordos que ainda estão sob a proteção do antigo regime de arrendamento urbano, anterior a 1990. A nível nacional, ainda há 147 mil rendas abaixo dos 100 euros, de acordo com os dados finais dos Censos, que têm como referência o dia 19 de abril de 2021. A nível nacional, o arrendamento corresponde a 22,3% do total de propriedades. A casa própria reúne 70% das preferências.

Leia o artigo completo no Jornal de Negócios (acesso pago)

Governo ainda sem previsões de encaixe com taxa sobre lucros

O Governo já apresentou a proposta de lei da taxa sobre os lucros extraordinários e até adiantou o destino pretendido para a receita, mas ainda não sabe qual o valor que vai encaixar com este imposto. fonte oficial do gabinete de Fernando Medina não dá números concretos, justificando que “dependerá das projeções dos lucros tributáveis dos operadores abrangidos pelo regime das contribuições temporárias de solidariedade”. O valor final depende dos resultados das próprias empresas e do reporte feito, depois, à Autoridade Tributária.

Leia o artigo completo no Diário de Notícias (acesso livre)

Um terço dos médicos estrangeiros saiu do SNS desde 2019

Entre 2019 e o final de setembro, Serviço Nacional de Saúde perdeu 551 médicos estrangeiros, ou seja, 30% dos profissionais. A Covid-19 é avançada como uma explicação para a saída destes médicos por parte da Administração Central do Sistema de Saúde. Em setembro, havia 1.289 médicos estrangeiros, dos quais 844 trabalham em hospitais, 443 nos cuidados de saúde primários e dois nos serviços centrais. Em 2019, estavam registados 1.840 médicos estrangeiros.

Leia o artigo completo no Jornal de Notícias (acesso condicionado)

Gouveia e Melo é o preferido na corrida à Presidência, mas Costa ganharia

Gouveia e Melo lidera as intenções de voto no que toca às preferências dos portugueses para suceder a Marcelo Rebelo de Sousa na Presidência da República, de acordo com uma sondagem da Intercampus para o Correio da Manhã/CMTV. Nesta sondagem, o almirante recolhe 15,9% das intenções de voto, seguido de perto por Pedro Passos Coelho (15,2%). Em terceiro lugar surge Antonio Costa, com 9,6%. Ainda assim, quando se pergunta quem ganharia as eleições, o líder do PS lidera com 21,3%.

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago)

Interferência de Costa no caso BIC pode ser “razão suficiente” para questionar a sua continuidade

Miguel Poiares Maduro considera que a “independência” entre poderes “não é colocada em causa por existir comunicação em matérias em que as competências das duas partes se possam de alguma forma cruzar”. Mas, em entrevista ao Público e sobre o caso concreto da alegada pressão que António Costa terá feito a Carlos Costa para manter Isabel dos Santos na administração do BIC, o social-democrata avisa que “nessa competência do Banco Portugal o Governo não tem de ter a mínima intervenção” e que essa interferência “poderia ser razão suficiente para colocar em causa a continuação” do primeiro-ministro.

Leia a entrevista completa no Público (acesso condicionado)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: rendas, taxas sobre lucros e sondagem

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião