Produção de seguro direto sobe para 1,09 milhões em outubro

  • Lusa
  • 27 Novembro 2022

De acordo com dados da ASF, a produção de seguro passou de um total de cerca de 1,06 milhões de euros em outubro do ano passado, para cerca de 1,09 milhões no mesmo período deste ano.

A produção de seguro direto subiu ligeiramente em outubro, de 1,06 milhões de euros para 1,09 milhões, em termos homólogos, nas seguradoras sob supervisão da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF).

No entanto, no acumulado de janeiro a outubro, a produção de seguro direto desceu 6,08%, face ao mesmo período do ano passado, de 10,7 milhões de euros para cerca de 10,1 milhões.

A ASF divulgou, recentemente, que a produção de seguro direto diminuiu 7,1% no terceiro trimestre deste ano, face ao período homólogo, situando-se acima de 8,9 mil milhões de euros.

“O ramo Vida apresentou uma quebra de 18,2%, tendo sido relevante para este decréscimo a diminuição verificada nos seguros de vida ligados (28%), em particular nos PPR (32,1%)”, explicou a ASF, na nota então divulgada.

O supervisor detalhou ainda que os ramos Não Vida registaram um crescimento de 6,9%, do qual se destaca o aumento de 11% no ramo Doença, cujo peso relativo na produção passou a ser de 19,4% no final do período.

Segundo a ASF, os montantes geridos dos fundos de pensões caíram 12,5% no final do terceiro trimestre deste ano, face ao fim de 2021, totalizando 21,1 mil milhões de euros.

“Esta evolução resultou da diminuição de 13,6% nos fundos de pensões fechados e da diminuição de 6,6% nos fundos de pensões abertos”, assinalou.

Os dados indicam ainda que em outubro se registou “uma ligeira diminuição” do número de inscrições e cancelamentos, assim “como um aumento pouco significativo de suspensões e levantamentos de suspensão no registo de mediadores de seguros”

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Produção de seguro direto sobe para 1,09 milhões em outubro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião