5 coisas que vão marcar o dia

  • Joana Abrantes Gomes
  • 28 Novembro 2022

A semana arranca com mais uma descida dos preços dos combustíveis, as eleições para a Ordem dos Advogados e a tomada de posse dos novos membros da CMVM e ASF.

No dia em que tomam posse os novos membros dos conselhos de administração da CMVM e da ASF, Margarida Matos Rosa completa seis anos na liderança do regulador da concorrência. A partir desta segunda-feira, os advogados vão a votos para eleger o bastonário da Ordem para os próximos três anos. No plano estatístico, o Banco de Portugal publica os dados de outubro dos empréstimos e depósitos bancários (as atenções vão estar na evolução do crédito à habitação). Esta semana promete ainda uma nova descida dos preços dos combustíveis.

Preços dos combustíveis voltam a descer

Quando for abastecer o depósito do automóvel, deverá passar a pagar 1,651 euros por litro de gasóleo simples e 1,658 euros por litro de gasolina simples 95, o que representa, respetivamente, uma descida de cinco cêntimos no gasóleo e de 4,5 cêntimos na gasolina. No espaço de um mês, o gasóleo, o combustível mais usado em Portugal, já desceu 32 cêntimos. A gasolina recuou 25.

Tomada de posse dos novos membros da CMVM e da ASF

Hoje, pelas 11h, o ministro das Finanças, Fernando Medina, preside à cerimónia de apresentação pública dos membros nomeados para os conselhos de administração da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) e da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF). Na CMVM, tomam posse Luís Laginha de Sousa (presidente), Maria Inês Drumond de Sousa (vice-presidente), Juliano Ferreira e Teresa Gil (vogais). Já a ASF conta com dois novos vogais: José Diogo de Alarcão e Silva e Maria Adelaide Cavaleiro.

Como evolui o crédito à habitação?

O Banco de Portugal (BdP) divulga esta segunda-feira os dados dos empréstimos e depósitos bancários relativos a outubro. O crédito à habitação abrandou em setembro, pelo segundo mês consecutivo, mas ultrapassou a fasquia dos 100 mil milhões de euros. Na semana passada, o Relatório de Estabilidade Financeira do BdP revelou que a prestação média do crédito à habitação vai subir mais de 90 euros até final de 2023.

Advogados escolhem bastonário

As eleições para os órgãos da Ordem dos Advogados (OA) decorrem a partir da meia-noite desta segunda-feira até às 20h de 30 de novembro, por voto eletrónico. Na corrida ao cargo de bastonário para o triénio 2023-2025 estão sete candidatos: Luís Menezes Leitão (atual líder dos advogados), Paulo Pimenta, António Jaime Martins, Varela de Matos, Fernanda de Almeida Pinheiro, Paulo Valério e Rui Silva Leal.

Margarida Matos Rosa completa seis anos aos comandos da AdC

Esta segunda-feira, assinalam-se seis anos desde que Margarida Matos Rosa chegou à liderança da Autoridade da Concorrência (AdC), tendo já aplicado 1,4 mil milhões de euros em multas desde então. Os estatutos da entidade reguladora determinam que o mandato não é renovável, pelo que deverá manter-se em funções até o Ministério da Economia designar um substituto, que terá de ser do sexo masculino, devido à alternância de género.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião