5 coisas que vão marcar o dia

  • Joana Abrantes Gomes
  • 29 Novembro 2022

No dia em que é apresentado o Plano Estratégico da Política Agrícola Comum, tomam posse os novos membros do Banco de Portugal e o INE divulga o Inquérito à Avaliação Bancária na Habitação.

Esta terça-feira, conhecem-se os dados de outubro da avaliação bancária das casas e tomam posse os novos membros do conselho de administração do Banco de Portugal. A ministra da Agricultura participa na sessão de apresentação do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC), enquanto na Área Metropolitana do Porto são assinados quatro contratos do novo sistema de transportes da região. Há ainda uma conferência da Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios sobre o futuro das pensões de reforma.

Ministra da Agricultura na apresentação do plano da PAC

A ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, participa esta terça-feira na sessão de apresentação do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC), que conta também com a presença do comissário europeu da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Janusz Wojciechowski. O PEPAC prevê garantir maior equidade na distribuição dos apoios e valorizar a pequena e média agricultura, acautelando as especificidades regionais.

Como evolui a avaliação bancária das casas?

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga os resultados do Inquérito à Avaliação Bancária na Habitação referente ao mês de outubro. O valor mediano do metro quadrado fixou-se em 1.429 euros em setembro, mais 15 euros do que em agosto, mês em que este indicador tinha recuado pela primeira vez depois de 11 meses a subir. O gabinete de estatísticas publica ainda dados de novembro dos Inquéritos de Conjuntura às Empresas e aos Consumidores.

Tomada de posse dos novos membros da administração do BdP

Hoje, pelas 12h30, o ministro das Finanças, Fernando Medina, preside à cerimónia de apresentação pública dos membros nomeados para o conselho de administração do Banco de Portugal (BdP). À instituição liderada por Mário Centeno juntam-se, assim, Luís Máximo dos Santos como vice-governador do BdP, Clara Patrícia Costa Raposo como vice-governadora, Francisca Guedes de Oliveira como administradora e Rui Miguel Correia Pinto no cargo de administrador.

Assinados quatro contratos de transportes para a Área Metropolitana do Porto

Pelas 10 horas, são assinados contratos de quatro dos cinco lotes do concurso público do transporte rodoviário de passageiros na Área Metropolitana do Porto (AMP), excluindo Matosinhos, Maia e Trofa devido a uma impugnação judicial. Estes contratos decorrem de um concurso público, lançado em janeiro de 2020 pela AMP, para a concessão do serviço de transporte público de passageiros em 16 municípios – com exceção do Porto, onde a Sociedade de Transportes Coletivos de Passageiros (STCP) opera em exclusividade.

APFIPP debate futuro das pensões

A APFIPP – Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios organiza, a partir das 14h30 desta terça-feira, a conferência intitulada “Qual o Futuro das Pensões de Reforma em Portugal? Onde Estamos? Para onde queremos ir?“. A iniciativa decorre no Centro Cultural de Belém (CCB) depois de os partidos na oposição terem apelidado de “truque” a medida do Governo que deu aos pensionistas um bónus extraordinário equivalente a meia pensão ainda este ano, mas que, em contrapartida, limita a atualização automática das pensões em janeiro de 2023.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião