5 coisas que vão marcar o dia

INE publica vários indicadores económicos importantes, incluindo inflação e evolução do PIB. Jerome Powell vai dar pistas sobre a política monetária da Fed.

Vai ser um dia atarefado para o Instituto Nacional de Estatística (INE), que publica, entre outros dados, a taxa de inflação homóloga, o crescimento económico trimestral e as estatísticas mensais do mercado laboral. Ao final do dia, o presidente da Fed vai falar e os mercados vão ouvir. Ibersol finaliza o divórcio com o Burger King.

Preços voltaram a subir em novembro

Preços continuaram a subir em novembroFreepik

O INE publica hoje mais uma estimativa rápida do Índice de Preços no Consumidor (IPC). Os dados vão confirmar aquilo que todos os portugueses estão a sentir: que os preços dos bens e dos serviços continuaram a subir a um ritmo acelerado em novembro, depois de a taxa de inflação homóloga ter acelerado para 10,14% em outubro, ultrapassando os dois dígitos. A informação vai ser publicada às 9h30 e, seguramente, escrutinada. Em simultâneo, o Eurostat publica as estimativas da inflação na Zona Euro.

Economia continua a abrandar

Faz um mês que o INE estimou um crescimento da economia portuguesa no terceiro trimestre de 0,4% em cadeia e 4,9% face ao mesmo trimestre de 2021. Estes dados vão ser confirmados ou revistos esta quarta-feira, dia em que são publicadas as Contas Nacionais Trimestrais. Anteriormente, o INE apontou para uma “desaceleração do consumo privado e do investimento”. E, em meados deste mês, notou que “sinais de abrandamento da economia acumulam-se”.

E como vai o emprego?

A completar o hat-trick de informação económica, o INE publica ainda as estimativas mensais de emprego e desemprego. Apesar do aperto da política monetária pelos bancos centrais e da desaceleração da atividade económica, o mercado laboral tem-se mantido estável. Em setembro, a taxa de desemprego em Portugal manteve-se em 6%, igual à de agosto e 0,3 pontos percentuais abaixo da percentagem de há um ano. Os dados que serão divulgados são relativos a outubro.

Jerome Powell fala aos mercados

Presidente da Fed discursa ao final da tardeEPA/JIM LO SCALZO

O presidente da Fed vai falar sobre previsões económicas, inflação e o mercado laboral na Brookings Institution, em Washington, D.C., quando forem 18h30 em Lisboa. Os investidores vão digerir cada sílaba do discurso de Jerome Powell, depois de a taxa de inflação nos EUA em outubro ter desacelerado para 7,7%, uma notícia que surpreendeu pela positiva os mercados, desencadeando um rally nas bolsas. Alguns investidores acreditam que a inflação já atingiu o pico. Powell deverá deixar recados e lembrar que o trabalho do banco central para controlar os preços ainda agora começou.

Ibersol conclui venda do Burger King

No dia em que apresenta os resultados trimestrais, a Ibersol espera fechar a venda da cadeia de restaurantes Burger King em Portugal e Espanha, segundo informou ao mercado no passado dia 17. Em agosto, a empresa assinou um contrato para a venda da cadeia de fast food à BK Portugal e Burger King Spain, ambas controladas pela Restaurant Brands Iberia. A operação deverá resultar numa mais-valia de cerca de 160 milhões de euros para a Ibersol e avalia as empresas alienadas em 259,7 milhões. É o fim de um divórcio que começou em fevereiro, quando a Burger King anunciou ter rescindido o “contrato de desenvolvimento da marca” com a Ibersol, invocando “incumprimento”. Na altura, a Ibersol disse que a decisão era “injusta e desajustada”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião