Hoje nas notícias: salários, banca e IVA

  • ECO
  • 2 Dezembro 2022

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

A subida de salários ao nível da inflação só em 7% das empresas, a semana de quatro dias e o receio de perda de rendimentos, são os destaques da imprensa nacional nesta sexta-feira. Mas também pode ler sobre as dificuldades da banca para identificar todos os clientes ou o prejuízo de 50 milhões na megafraude do IVA.

Só 7% das empresas sobem salários ao nível da inflação

No próximo ano, só 7% das empresas vão atualizar salários acima de 10%, de modo a compensar a perda de poder de compra decorrente da inflação esperada para este ano — 8% segundo as previsões da Comissão Europeia ou de 7,4% nas do Executivo. De acordo com o inquérito anual da consultora de recrutamento Hays às intenções de contratação das empresas, a esmagadora maioria (61%) não irá além de aumentos de 4,9%. O estudo revela ainda que a incerteza não vai travar contratações.

Leia a notícia completa no Expresso (acesso pago)

Maioria dos portugueses quer trabalhar menos e ganhar igual

A maioria dos portugueses está de acordo com uma semana de quatro dias de trabalho, mas sem que isso implique perda de rendimentos, concluiu uma sondagem da Intercampus para o Correio da Manhã, CMTV e Jornal de Negócios, com uma amostra de 605 pessoas. Para 67,6% dos inquiridos, uma semana com quatro dias de trabalho é algo com o qual concordam. No entanto, 74,7% dos participantes recusam perder rendimentos.

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago)

Banca antevê dificuldades em identificar todos os clientes em 45 dias

Os bancos têm 45 dias para verificar se têm clientes do crédito à habitação qualificados para beneficiarem da medida de renegociação em 2023. No entanto, há pelo menos uma das instituições que teme que o processo se arraste para o primeiro semestre do próximo ano.

Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso pago)

Megafraude no IVA terá causado prejuízo de 50 milhões em Portugal

O Estado português terá sido prejudicado em pelo menos 50 milhões de euros no âmbito de uma megafraude no IVA. A investigação começou em abril de 2021 depois de se ter detetado que várias sociedades não declaravam impostos sobre os produtos que compravam e vendiam. Quando as Finanças detetavam o incumprimento, as firmas já estavam inativas, impedindo arrecadar o imposto.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

Construção recebe novo regime com desconfiança

A partir desta sexta-feira poderá ser possível um concurso único para a conceção e construção de uma empreitada. O novo regime para agilizar o investimento público, no entanto, está a gerar discórdia no setor. A construção alega que o regime não vai acelerar as obras e haverá escolhas com menor critério.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: salários, banca e IVA

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião