Mercado automóvel cresce 1,8% entre janeiro e novembro face a 2021

Número de automóveis matriculados entre janeiro e novembro supera o do mesmo período do ano passado em 1,8%, mas continua abaixo do pré-pandemia. 40% dos carros eram elétricos ou híbridos.

Os representantes legais de marca em Portugal matricularam 166.935 automóveis entre janeiro e novembro, incluindo ligeiros de passageiros e de mercadorias, autocarros e camiões. É um aumento de 1,8% face ao mesmo período do ano passado.

Foram 17.283 novos automóveis só no mês passado, um aumento de 24% em relação a novembro de 2021. São dados divulgados esta sexta-feira pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP), que indica que, apesar de representar um crescimento face ao ano passado, é menos 11,5% do que em novembro de 2019, antes da pandemia.

Quanto aos ligeiros de passageiros em concreto, que representam o maior segmento, foram matriculados 15.230 automóveis novos em novembro, quase 40% mais do que no mesmo mês de 2021, mas ainda 7% abaixo de novembro de 2019. Entre janeiro e novembro, mais de 40% dos carros novos a entrar em circulação eram movidos a energia que não a gasolina e o gasóleo.

Fonte: ACAP

A ACAP acrescenta ainda sobre o tipo de energia dos novos ligeiros de passageiros em Portugal, uma forma de acompanhar a transição para uma mobilidade mais elétrica. Dos mais de 140 mil automóveis novos matriculados em Portugal até novembro, 41,9% têm motor a gasolina, 18% têm motor a gasóleo e 40,1% são movidos a “energias alternativas”. Destes, 10% eram híbridos plug-in, 15,8% eram híbridos e 11,1% eram carros totalmente elétricos.

Fonte: ACAP

Passando aos ligeiros de mercadorias, houve 1.676 novas matrículas registadas em novembro, o que representa uma queda de 36,5% face ao mesmo mês de 2021. Este ano, o mercado tem estado em baixa, com o número total de novas matrículas de ligeiros de mercadorias entre janeiro e novembro a ascender a 20,4 mil unidades, o que é uma queda de quase 20% face ao período homólogo.

“Quanto ao mercado de veículos pesados, o qual engloba os tipos de passageiros e de mercadorias, em novembro de 2022, verificou-se um aumento de 2,4% em relação ao mês homólogo de 2021, tendo sido comercializados 379 veículos desta categoria. Em comparação com o mesmo mês de 2019, o mercado registou um aumento de 30,2%”, informa a ACAP num comunicado.

Quanto ao acumulado de janeiro a novembro, “as matrículas desta categoria totalizaram 4.894 unidades, o que representou um aumento do mercado de 11,1% relativamente ao mesmo período de 2021, mas uma queda de 4,8% quando comparado com o mesmo período do ano de 2019”, conclui a associação setorial.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mercado automóvel cresce 1,8% entre janeiro e novembro face a 2021

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião