Turismo elogia secretária de Estado demitida por Costa Silva

  • Lusa
  • 8 Dezembro 2022

O congresso da APAVT foi o primeiro do novo governante do turismo, Nuno Fazenda, mas serviu para os líderes associativas elogiaram o trabalho da secretária de Estado demitida por Costa Silva.

Os presidentes da Confederação do Turismo de Portugal e da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo deram as boas-vindas ao novo secretário de Estado do setor, Nuno Fazenda, a quem ‘prometeram’ frontalidade e trabalho árduo. Na cerimónia de abertura do 47.º Congresso Nacional da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), a decorrer em Ponta Delgada, nos Açores, os dois líderes setoriais elogiaram o trabalho realizado pela anterior governante com a pasta do turismo, demitida pelo ministro Costa Silva.

Em 2 de dezembro, Nuno Fazenda tomou posse como secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, em substituição de Rita Marques, depois da sua exonerada da pasta, que está sob a alçada do Ministério da Economia e do ministro Antonio Costa Silva.

O presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira, começou por dar nota da “inesperada alteração na tutela”, expressando “agradecimento e admiração, quanto ao trabalho absolutamente excecional da engenheira Rita Marques”.

“Por agora, em nome dos agentes de viagens, só queremos dizer obrigado. E sim, obrigado soa-nos a todos insuficiente, mas por outro lado, tudo o que tentarmos dizer não parecerá suficiente. A Rita esteve ao leme no momento mais difícil das nossas vidas empresariais [pandemia de covid-19] e só me ocorre dizer que sem ela não teríamos conseguido chegar a porto seguro”, afirmou Pedro Costa Ferreira.

Já o presidente da CTP, Francisco Calheiros, disse querer “reforçar as palavras” de Pedro Costa Ferreira no que à ex secretária de Estado do Turismo diz respeito, enaltecendo ter sido “a primeira vez” que o setor lidou com um governante que “anunciava que ia fazer uma medida e depois fazia 10”.

Francisco Calheiros referiu ainda, a este respeito, citando palavras “do primeiro-ministro, António Costa,” que numa reunião afirmou que “a melhor parceria público-privada que existia era a do Turismo”. “São palavras do primeiro-ministro, não são minhas”, sublinhou Francisco Calheiros.

Já na receção ao novo governante, o presidente da APAVT deu as boas-vindas a Nuno Fazenda, referindo não ser novidade o que pode esperar da associação. “Se tem acompanhado, e eu sei que tem, a nossa dinâmica associativa, saberá bem o que pode esperar de nós. Frontalidade, trabalho árduo, exigência máxima e lealdade absoluta”, reforçou Pedro Costa Ferreira. Ideias que foram corroboradas pelo presidente da CTP.

“Uma palavra para o novo secretário de Estado: seja muito bem-vindo (…). Connosco pode contar com grande frontalidade. Vamos continuar a trabalhar todos para que o turismo continue a ser o motor da economia”, concluiu Francisco Calheiros.

O 47.º Congresso Nacional da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) começa hoje, em Ponta Delgada, nos Açores, e conta com 751 congressistas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Turismo elogia secretária de Estado demitida por Costa Silva

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião