Escolas têm autonomia para decidir fechar, mas maioria está aberta

  • Lusa
  • 13 Dezembro 2022

O Ministério da Educação diz que cabe a cada escola decidir se tem condições para abrir. Algumas já decidiram fechar por falta de funcionários, mas a grande maioria está aberta.

A maioria das escolas está aberta esta terça-feira, apesar dos efeitos do mau tempo sobretudo no distrito de Lisboa, cabendo a cada estabelecimento avaliar se tem condições para se manter aberto, disse o Ministério da Educação.

Em resposta à Lusa, fonte oficial do Ministério da Educação explicou que “as escolas têm autonomia para decidir” se têm ou não condições para abrir portas e manter as atividades letivas.

Apesar de algumas escolas terem já decidido fechar por falta de funcionários, devido às dificuldades de circulação motivadas pela chuva e consequentes inundações, “a grande maioria está aberta”, afirmou a mesma fonte, adiantando que o Ministério da Educação está a avaliar a situação.

A Proteção Civil nacional apelou hoje aos cidadãos para restringirem ao máximo as deslocações por causa do mau tempo, que provocou na noite desta terça-feira 275 ocorrências nos distritos de Lisboa e Setúbal e deverá manter-se até quarta-feira.

Num ponto de situação feito pelas 7 horas, o comandante nacional da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou para os fortes condicionamentos de trânsito nos acessos a Lisboa, com inundações e lençóis de água que já obrigaram ao corte de dezenas de vias. André Fernandes reconheceu que “não vai ser fácil” normalizar a situação, porque apesar de durante a manhã ser expectável uma redução na precipitação, depois voltará a intensificar-se, com picos de chuva forte. “Hoje o dia vai ser complicado”, admitiu, indicando que, só no distrito de Lisboa, houve 21 ocorrências durante a noite, até às 6 horas.

Segundo a Câmara Municipal de Lisboa, às 8h36 mantinham-se fechados ao trânsito os túneis do Campo Pequeno e do Campo Grande, assim como a Avenida João XXI e a Avenida de Berlim, vários locais de Alcântara, acessos ao Eixo Norte-Sul, a Radial de Benfica, a Avenida Infante D. Henrique junto ao Túnel Batista Russo, a Estrada do Penedo, a Praça de Sete Rios, a Avenida de Santo Contestável e a Avenida 24 de Julho até Belém.

Em relação ao balanço anterior, deixaram de constar na nota da Câmara Municipal de Lisboa como estando encerradas a 2.ª Circular no sentido Lisboa Norte, a Avenida de Berna, todos os acessos à Praça de Espanha e Avenida Calouste Gulbenkian, Alfredo Bensaúde, o cruzamento da Gago Coutinho com a Avenida dos Estados Unidos da América, a Avenida de Santo Contestável, e a Avenida de Ceuta junto ao acesso à Ponte 25 de Abril.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Escolas têm autonomia para decidir fechar, mas maioria está aberta

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião