Um em cada três portugueses espera gastar menos neste Natal

Estudo revela que 32% portugueses esperam gastar menos nas compras de Natal face ao montante gasto nos anos anteriores e apenas 7% esperam gastar mais. 87% querem evitar uso do cartão de crédito.

Quase um terço dos portugueses (32%) inquiridos num estudo internacional esperam gastar menos nas compras de Natal este ano do que nos anos anteriores, segundo o estudo “Holiday budgets“, da fintech sueca Klarna. Entre os 17 países analisados, os consumidores portugueses são os que pretendem gastar menos, seguidos por Espanha, Reino Unido e Áustria.

Numa altura em que a inflação terá atingido os 9,9% em novembro, 61% dos inquiridos portugueses esperam gastar nesta época festiva um valor semelhante aos anos anteriores, enquanto apenas 7% admitem gastar mais. Por outro lado, 32% afirmam que vão gastar menos.

Por faixa etária, os inquiridos portugueses entre os 42 e os 57 anos são os que admitem ser mais contidos nos gastos, com 35% a admitirem que vão gastar menos, seguidos pela faixa etária dos 26 aos 41 anos (33%) e pelos 58 aos 76 anos (32%). Por outro lado, apenas 20% dos inquiridos da geração Z (dos 18 aos 25 anos) admitem reduzir os gastos nesta quadra natalícia e, nesta faixa etária, observa-se também a maior percentagem de inquiridos a referirem que vão gastar mais (15% admitem fazê-lo).

A nível global quase oito em cada dez (78%) consumidores apontam que a inflação terá impacto nas compras de Natal, de acordo com o estudo realizado entre outubro e novembro deste ano junto de mais de 17 mil consumidores de 17 países. Portugal é o país onde esta tendência é mais sentida, com nove em cada dez portugueses (89%) a assinalarem que escalada de preços terá impacto nas compras de Natal, seguido pela Irlanda (87%) e Itália (84%).

Impacto da inflação nas compras de Natal

Por outro lado, os portugueses estão também no “pódio” no que toca à percentagem de inquiridos que tencionam gastar menos dinheiro face aos anos anteriores, seguidos de Espanha, Reino Unido e Áustria. Nestes três países, um quarto (25%) dos consumidores esperam gastar menos.

No que toca aos hábitos de consumo dos portugueses também há mudanças: 70% vão tentar comprar presentes mais baratos, 68% irão optar por presentes mais úteis e de utilização diária, 68% vão reduzir gastos nos itens não essenciais, 51% vão comprar menos itens e 50% só irão comprar produtos que tenham a certeza de que as pessoas a quem os vão oferecer irão usá-los.

Já no que respeita aos métodos de pagamento utilizados nas compras de Natal, oito em cada dez inquiridos nestes 17 países (83%) dizem que vão tentar evitar o uso de cartão de crédito. Também neste âmbito, Portugal é um dos países onde esta tendência é mais sentida, sendo o país apenas ultrapassado por França (88%).

Consumidores que querem evitar o uso de cartão de crédito

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Um em cada três portugueses espera gastar menos neste Natal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião