Restrições para a produção hidroelétrica levantadas em todas as barragens (mas há uma exceção)

A barragem do Alto Rabagão é a única que continuará com restrições na produção hidroelétrica. As restantes 14 já retomaram a produção, revelou o ministro do Ambiente.

Foram levantadas as restrições para a produção hidroelétrica em todas as barragens identificadas pelo Governo e pela Agência Portuguesa para o Ambiente, com exceção à do Alto do Rabagão.

De acordo com o ministro do Ambiente e da Ação Climática (MAAC), esta quarta-feira, em conferência de imprensa apesar dos prejuízos que resultaram das cheias, as chuvas dos últimos dias permitiram garantir 65% da capacidade a nível nacional nas albufeiras, com o volume de água armazenado a aumentar 3,5% face à semana anterior. “Isso traz benefícios a nível da produção hídrica“, afirmou Duarte Cordeiro, revelando que só uma barragem está com “uma limitação que diz respeito atingir um determinado caudal”, a do Alto Rabagão.

A restrição à produção de energia está relacionada com o nível do caudal, pelo que “todas as barragens que ultrapassem esse limite podem produzir energia”, esclareceu o governante.

Segundo o responsável, “o aumento da capacidade das barragens tem-nos permitido aumentar a produção de energia hídrica“, diminuindo a dependência do gás para a produção de energia elétrica fator que tem impacto, posteriormente, nos preços da eletricidade e no mecanismo ibérico. “Hoje os preços [da eletricidade] representam uma diferença de 58% face ao que seria o preço sem o mecanismo ibérico“, afirmou.

Recorde-se que, em fevereiro, o Governo decidiu aplicar medidas de restrição ao uso de seis barragens para produção de eletricidade e para rega agrícola, devido à seca em Portugal continental então registada, tendo elevado o número para 15 desde outubro.

Segundo o último boletim semanal da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), que não inclui as chuvas desta terça-feira, quase um quarto das barragens está já acima dos 90% de capacidade.

O mais recente boletim de informação da APA, com dados até segunda-feira, indicam que as albufeiras estão a 65% da capacidade a nível nacional, com o volume de água armazenado a aumentar 3,5% face à semana anterior. Em algumas bacias, há barragens já muito perto do limite, mesmo antes das chuvas intensas da madrugada e dia de terça-feira.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Restrições para a produção hidroelétrica levantadas em todas as barragens (mas há uma exceção)

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião