Pedidos de reparação de telhados aumentaram 175% em cinco dias

  • Mariana Marques Tiago
  • 14 Dezembro 2022

Desde quinta-feira, só em Lisboa registaram-se 47 pedidos. Adiar as reparações pode levar a um gasto dez vezes maior, alerta a plataforma Fixando.

O início de dezembro tem sido marcado por um aumento da procura por serviços de reparação de telhados. Em apenas cinco dias (de 8 a 13 de dezembro), o aumento registado foi de 175%, face à semana anterior. Até ao momento, os profissionais da área já responderam a cerca de 70% dos pedidos de reparação recebidos.

Os dados avançados pela Fixando, uma plataforma de serviços, revelam que, desde a passada quinta-feira, se registaram 47 pedidos de reparação só em Lisboa, motivado pelos estragos provocados pela queda intensa de chuva nos últimos dias.

O distrito de Lisboa ocupa o primeiro lugar na lista dos que solicitaram mais pedidos de reparação (33%). Em segundo lugar surge o distrito de Setúbal (onde se registaram 12% dos pedidos) e Porto (10%). Leiria e Santarém, foram responsáveis por 8% e 7% dos pedidos registados, respetivamente.

O principal motivo que levou ao aumento da procura por estas reparações são as zonas de vazamento nos telhados ou danos causados pela precipitação, correspondendo a 59% dos pedidos registados. Seguem-se as rachas ou danos nos telhados (22% dos pedidos) e, por último, o fim do tempo de vida destes (15%).

Procura por serviços de reparação atingirá pico este mês

Este ano muitos portugueses adiaram a limpeza e manutenção dos telhados, lê-se no comunicado da plataforma, sendo esperado que o pico da procura seja atingido durante este mês. Nos anos anteriores, a maioria dos pedidos de limpeza ocorria no início do ano (após as reuniões de condomínio) ou em setembro (antes da queda das grandes chuvadas).

Face à “incerteza económica vivida durante este ano”, muitos proprietários optaram por adiar os trabalhos de limpeza e manutenção dos seus telhados, já que muitas vezes “não são considerados um gasto urgente”, afirma Alice Nunes.

De acordo com a diretora de Novos Negócios da Fixando, este adiamento pode levar a um gasto dez vezes superior. “Uma limpeza ou manutenção de telhados tem um custo médio de 800 euros, enquanto uma substituição [de um telhado] começa nos 8.100 euros”, alerta.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Pedidos de reparação de telhados aumentaram 175% em cinco dias

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião