Hotelaria espera taxa de ocupação de 82% para o Réveillon. Preço por noite está nos 167 euros

Preços estão iguais ou superiores aos praticados em 2019. Espanhóis, britânicos e franceses são as principais nacionalidades que escolhem Portugal para entrar em 2023.

O setor hoteleiro nacional está com uma taxa de ocupação de 61% para a passagem de ano, mas espera que chegue aos 82% nos próximos dias, de acordo com um inquérito feita pela Associação da Hotelaria de Portugal (AHP).

A esmagadora maioria dos players considera que as reservas para este ano são iguais ou até mesmo superiores às registadas em 2019. O preço médio de um quarto de hotel está nos 167 euros por noite e os cidadãos espanhóis e britânicos são os que mais rumam a Portugal para entrar em 2023.

Os dados resultam de um inquérito feito pela AHP entre os dias 2 e 12 de dezembro, apresentado esta quinta-feira à imprensa. Na totalidade, 56% dos inquiridos consideram que os preços para a Passagem de Ano serão superiores aos praticados em 2019.

Para o Natal, as reservas estão atualmente nos 42%, mas as expectativas apontam para os 59%. “Ainda há muito por encher”, diz Cristina Siza Vieira. Apesar disso, a esmagadora maioria dos players considera que as reservas de 2021 serão superadas.

O preço médio por noite está nos 120 euros, com destaque para Lisboa e para o Alentejo, que praticam os preços mais elevados — 166 euros e 142 euros, respetivamente. Para além dos residentes, Espanha, França e Reino Unido serão os principais mercados.

Cristina Siza Vieira nota que o Natal e a Passagem de Ano são sempre períodos “um bocado difíceis” e “um pouco delicados”. Assim, a falta de trabalhadores vai continuar a ser notória e que a solução passa por “fazer o melhor possível”. “É sempre necessário algum reforço [de pessoal]. Fácil não vai ser, vai haver muitas horas extraordinárias a serem praticadas“, notou a responsável.

(Notícia atualizada às 12h44 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hotelaria espera taxa de ocupação de 82% para o Réveillon. Preço por noite está nos 167 euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião