Novo aviso abre para painéis fotovoltaicos em aproveitamentos hidroagrícolas

  • Lusa
  • 20 Dezembro 2022

O aviso destina-se à melhoria da gestão dos aproveitamentos hidroagrícolas, com introdução de tecnologias mais eficientes, de forma a melhorar capacidade de produção de energia solar fotovoltaica.

O Ministério da Agricultura e da Alimentação anunciou esta terça-feira a abertura de um novo aviso para instalação de painéis fotovoltaicos nos aproveitamentos hidroagrícolas, com uma dotação de nove milhões de euros. Em comunicado, o ministério refere que, com esta verba, “o montante total destinado a este tipo de investimento atinge 12 milhões de euros no corrente ano”.

“O aviso destina-se à melhoria da gestão dos aproveitamentos hidroagrícolas, com introdução de tecnologias mais eficientes, de forma a melhorar capacidade de produção de energia solar fotovoltaica permitindo, desta forma, reduzir a dependência energética destas estruturas e mitigar o efeito da subida de preços da energia no valor pago pela água”, refere o gabinete de Maria do Céu Antunes.

Segundo a nota, os objetivos passam também “por aumentar a sustentabilidade energética dos aproveitamentos hidroagrícolas, através da produção de energia a partir de fonte renovável, designadamente, energia solar fotovoltaica, contribuindo assim para a descarbonização do setor, por via da redução da utilização de combustíveis fosseis no regadio coletivo”.

Na primeira fase, que encerrou em 12 de dezembro, foram submetidas 12 candidaturas, com um valor total que ronda os três milhões de euros. As candidaturas para o novo aviso estão abertas até 20 de fevereiro de 2023.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Novo aviso abre para painéis fotovoltaicos em aproveitamentos hidroagrícolas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião