Há quatro empresas portuguesas com nota máxima em ranking ambiental mundial

EDP, Jerónimo Martins, Nos e The Navigator Company foram as únicas empresas portuguesas que alcançaram, pelo menos, uma pontuação máxima a nível mundial no ranking que avaliou 15 mil empresas.

Cerca de 150 empresas europeias, avaliadas em cerca de 4,5 triliões de dólares em capitalização de mercado, foram distinguidas com nota máxima pela CDP — Disclosure Insight Action devido à sua transparência e ação ambiental. Entre essas, surgem quatro portuguesas: EDP, Jerónimo Martins, Nos e The Navigator Company.

Da esquerda para a direita: Miguel Nuno Santos Almeida (CEO da NOS); Pedro Soares dos Santos (CEO da Jerónimo Martins); Miguel Stilwell de Andrade (CEO da EDP); António José Pereira Redondo (CEO da The Navigator Company)

As gigantes portuguesas de energia, retalho, telecomunicações e papel integram a lista “A” anual da CDP, ranking divulgado no início do mês pela plataforma global sem fins lucrativos, fundada em 2020, e que gere o sistema mundial de divulgação ambiental para empresas, cidades, estados e regiões.

Ao todo, foram avaliadas 15.000 empresas a nível mundial, às quais foram atribuídas uma classificação de “A” (mais alta) a “D-” (mais baixa) pela eficiência com que atuam no que refere à gestão de riscos (associados ao clima, floresta ou água), enquanto aquelas que não divulgam ou que fornecem informações insuficientes são classificadas com a pontuação “F”.

As empresas da lista A, explica o CDP, destacam-se por demonstrarem uma “compreensão profunda dos seus riscos e impactos ambientais“, por terem uma “governação forte e estratégias de transição“, e por tomarem “medidas de liderança para reduzir os seus impactos em consonância com a ciência“.

Para atribuição das classificações, a CDP teve em consideração o impacto destas ações em três pilares: alterações climáticas, florestas e segurança hídrica.

A consolidação da nossa posição de destaque a nível mundial nestes desafios demonstra que estamos no caminho certo em termos da condução sustentável dos nossos negócios e que a transparência com que reportamos a nossa atividade e os seus impactos é amplamente reconhecida.

Pedro Soares dos Santos, Presidente e Administrador-Delegado do Grupo Jerónimo Martins

Em matéria de combate às alterações climáticas, as quatro empresas conseguiram a pontuação máxima (“A”), algo que não se verifica no segundo pilar, dedicado às florestas, categoria onde só a Jerónimo Martins e a The Navigator Company pontuam, embora não tenham obtido a pontuação mais alta, ficando pelo “A-“.

No que toca à segurança hídrica, somente a Jerónimo Martins e a EDP conseguiram a distinção máxima, “A”.

Por outras palavras, nenhuma das quatro empresas conseguiu um triplo “A” aos olhos da CDP e, de acordo com o ranking, só 12 empresas a nível mundial conseguiram a proeza: Beiersdorf, Danone, Firmenich, HP, Kao Corporation, Klabin, Lenzing, L’Oréal, LVMH, Metsä Board, Philip Morris e UPM-Kymmene.

Lista “A” anual da CDP – 2022

 

Apesar da distinção das quatro empresas nacionais, é o Reino Unido que leva o título de país com mais distinções máximas, atribuídas a 29 empresas, seguido pela França (24 empresas), Espanha (17) e Alemanha (15).

Ao todo, apenas 2,2% de todas as empresas pontuadas entraram na Lista “A” da CDP, enquanto 59% foram pontuadas entre “C” e “D-“, “o que poderá significar que estão apenas a começar a reconhecer o seu impacto ambiental”, explica a entidade.

A CDP destaca ainda que mais de 29.500 empresas no valor de pelo menos 24,5 triliões de dólares em capitalização de mercado — incluindo Aramco, Buzzi Unicem, Dassault Aviation, Exxon Mobil, Hellofresh, Roche Holding, Spotify e Tesla — obtiveram um “F” por não responderem aos pedidos de divulgação dos seus investidores e clientes ou por fornecerem informação insuficiente nas suas respostas.

“Estas empresas não divulgadoras não estão a cumprir os pedidos e regulamentos dos investidores, e correm o risco de não estarem preparadas para quando a recém-aprovada Diretiva de Relatórios de Sustentabilidade Empresarial (CSRD) da União Europeia entrar em vigor em breve”, informa o relatório da CDP.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Há quatro empresas portuguesas com nota máxima em ranking ambiental mundial

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião