5 coisas que vão marcar o dia

  • Mariana Marques Tiago
  • 23 Dezembro 2022

Os trabalhadores da CP estarão em greve durante 24 horas. Cerca de um milhão de famílias mais vulneráveis irão receber apoio extraordinário do Estado no valor de 240 euros.

No mesmo dia em que a função pública tem tolerância de ponto (devido às festividades da época natalícia), os trabalhadores da CP estarão em greve durante 24 horas e cerca de um milhão de famílias mais vulneráveis irão receber o apoio extraordinário de 240 euros. Esta sexta-feira, o INE irá publicar o índice dos preços das casas relativo ao último trimestre do ano e o BdP divulga um conjunto de dados sobre as administrações e finanças públicas.

INE divulga preços das habitações

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga esta sexta-feira o Índice de Preços da Habitação referentes ao terceiro trimestre do ano. No primeiro trimestre do ano registou-se um aumento do preço das casas de 13%, passando este valor para 13,2% no trimestre seguinte. Se a tendência se mantiver e tendo em conta o aumento da inflação, pode ser esperado um novo aumento do preço das habitações. Está ainda prevista a publicação da estimativa das Contas Nacionais Trimestrais para o terceiro trimestre.

Trabalhadores da CP em greve durante 24 horas

Os trabalhadores da CP – Comboios de Portugal para, sendo assegurados serviços mínimos para apenas 25% das viagens programadas nos dias 23, 25 e 26 de dezembro e ainda 1 de janeiro. De acordo com a informação a que o ECO acedeu, oito sindicatos decretaram paralisações. Para esta sexta-feira foi decretada uma greve de 24 horas.

Distribuição de 240 euros a famílias vulneráveis

Esta sexta-feira é distribuído um apoio extraordinário no valor de 240 euros a famílias vulneráveis. O apoio do Estado abrangerá cerca de um milhão de famílias e será pago numa única vez para quem tem o IBAN registado junto da Segurança Social e por vale postal nas restantes situações. Terão direito aos 240 euros “todos os agregados que já tiveram um apoio excecional para compensar a inflação”, nomeadamente as famílias que em abril e junho receberem uma prestação extraordinária de 60 euros, clarificou a ministra do Trabalho.

BdP divulga dados sobre administrações e finanças públicas

Esta sexta-feira é esperado que o Banco de Portugal (BdP) divulgue os valores do financiamento e da dívida das administrações públicas relativamente ao terceiro trimestre do ano. Serão ainda conhecidas as contas das administrações públicas relativamente ao mesmo período de tempo e também as estatísticas de finanças públicas (nomeadamente o défice, dívida e ajustamento défice – dívida).

Tolerância de ponto na função pública

O Governo anuncio que daria tolerância de ponto à função pública nos dias 23 e 30 de dezembro. A medida deve-se à habitual deslocação de várias pessoas devido a reuniões familiares, à “prática que tem sido seguida ao longo dos anos” e à “tradição existente” nesta época do ano, lê-se no despacho publicado. A tolerância de ponto estende-se a trabalhadores que exercem funções públicas nos serviços da administração direta do Estado e nos institutos públicos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião