Primeiro metro chinês já chegou às oficinas do Porto

  • Lusa
  • 23 Dezembro 2022

O primeiro de 18 novos veículos encomendados à empresa chinesa CRRC Tangshan já chegou às oficinas da Metro do Porto em Matosinhos. O longo percurso envolveu viagens por terra e por mar.

A Metro do Porto anunciou esta sexta-feira que o primeiro de 18 novos veículos encomendados à empresa chinesa CRRC Tangshan já chegou às oficinas da transportadora em Guifões, Matosinhos, após uma viagem por mar e terra desde a Ásia.

“Após um longo percurso, que envolveu viagens por terra e por mar, desde a China até Matosinhos, passando pelo porto de Tarragona, na Catalunha, e mesmo em cima do Natal, o primeiro dos 18 novos veículos CT [abreviatura de CRRC Tram] do Metro do Porto deu finalmente entrada no Parque de Material e Oficinas (PMO) em Guifões”, pode ler-se num comunicado emitido estasexta-feira pela transportadora.

De acordo com a Metro do Porto, o veículo “será agora sujeito a um conjunto de operações preparatórias e uma longa e exaustiva bateria de testes antes de entrar em circulação na rede”.

A entrega do primeiro veículo encomendado à CRRC Tangshan no último trimestre do ano já estava prevista no Plano de Atividades e Orçamento (PAO) da Metro do Porto para 2022. “As restantes 17 composições chegarão faseadamente ao longo do ano de 2023, oferecendo assim um reforço importante à frota do Metro, que passará das atuais 102 para 120 composições“, pode ler-se no comunicado da empresa presidida por Tiago Braga.

Os 18 novos veículos contratados à CRRC Tangshan representam um investimento de 49,6 milhões de euros.

Segundo fonte oficial da Metro do Porto adiantou à Lusa, os novos veículos têm uma velocidade máxima de circulação de 80 km/h e capacidade para 244 passageiros, dos quais 64 sentados. Os novos veículos CT possuem sete portas duplas de cada lado, algo que, segundo a Metro, constitui “um grande avanço” face às seis portas do Eurotram (o primeiro veículo a chegar ao Porto em Maio de 2001) e as quatro portas de cada lado do Tram-train (que opera desde 2010 nas Linhas Vermelha e Verde).

As novas composições “destacam-se por um design moderno em que o cinzento predomina”, assinalando-se também “formas aerodinâmicas” e a acessibilidade, associada às sete portas laterais.

Em julho, a CRRC Tangshan concluiu o fabrico da primeira de 18 novas composições encomendadas pela Metro do Porto, que já passaram por um período de testes antes de chegarem a Portugal. O contrato assinado em janeiro de 2020 inclui serviços de manutenção durante cinco anos, referiu a CRRC Tangshan.

Fundada em 1881, a CRRC Tangshan é uma empresa chinesa com larga tradição na produção de comboios, comboios de alta velocidade e veículos de metro. É o maior fabricante mundial de material circulante ferroviário, com sede em Pequim e empregando mais de 180 mil trabalhadores.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Primeiro metro chinês já chegou às oficinas do Porto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião