PS mantém liderança nas intenções de voto, PSD sobe pouco e Chega recua

  • ECO
  • 23 Dezembro 2022

Sondagem do ICS/ISCTE revela que o PS continua a liderar as intenções de voto, mantendo-se nos 37%, seguido pelo PSD, que subiu um ponto percentual, para 29%. O Chega recuou dois pontos, para 9%.

Ao fim de nove meses a governar com maioria absoluta, o PS continua a liderar as sondagens, mantendo-se com 37% das intenções de voto dos portugueses, seguido pelos 29% do PSD (que subiu um ponto percentual face à anterior projeção) e pelos 9% do Chega (que recuou dois), mostra o último inquérito do ICS/ISCTE para o Expresso e SIC.

Na quarta posição está o BE com 7% das intenções de voto (subiu três pontos), seguido pela CDU (com 5%), PAN (com 3%) e pela Iniciativa Liberal (com 2%). Esta sondagem revela ainda que, apesar de ter aumentado nos últimos três meses a percentagem de portugueses que considera “más” as medidas de combate à inflação tomadas pelo Executivo, a popularidade do primeiro-ministro continua positiva.

Já sobre a atuação de Marcelo Rebelo de Sousa, que tem estado debaixo de fogo devido a algumas intervenções, a sondagem revela que uma larga maioria (71%) diz-se “muito satisfeita” ou “algo satisfeita” com a atuação do Presidente da República no segundo mandato e que apenas um em cada quatro portugueses (24%) considera que Marcelo Rebelo de Sousa fala em demasia. Em contrapartida, só um em cada cinco acha que o Chefe de Estado tem cumprido o papel fiscalizador da maioria absoluta.

Segundo o Expresso, o trabalho decorreu entre 3 e 15 de dezembro e foram contactados 3.010 lares elegíveis e obtidas 809 entrevistas validas. A margem de erro máxima é de cerca de 3,5%, com um nível de confiança de 95%

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PS mantém liderança nas intenções de voto, PSD sobe pouco e Chega recua

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião