Magellan & Cheers quer alcançar volume de negócios de mais de 150 milhões

  • Servimedia
  • 28 Dezembro 2022

A estratégia da empresa liderada por Jean-Noël Reynaud é a de criar uma aliança de marcas de bebidas espirituosas artesanais de alta qualidade produzidas localmente.

A Magellan & Cheers, o grupo internacional recentemente criado liderado por Jean-Noël Reynaud, espera atingir um volume de negócios de mais de 150 milhões de euros nos próximos cinco anos.

Em novembro, a empresa francesa anunciou a aquisição da Perucchi vermouth de Badalona, uma operação onde a Magellan & Cheers iniciou o projeto com o qual pretende criar uma aliança de marcas artesanais icónicas e de alta qualidade através da aquisição de bebidas espirituosas produzidas localmente. O objetivo é ajudar as pequenas marcas locais que carecem da estrutura e do músculo financeiro das grandes empresas, o que dificulta a sua sobrevivência.

De acordo com Jean-Noël Reynaud, CEO da Magellan & Cheers, “queremos impulsionar o desenvolvimento e reforçar as marcas regionais e locais”. Isto significa aumentar a distribuição e promover a visibilidade destas marcas. Estas marcas serão adicionadas ao portfólio da Magellan & Cheers nos próximos anos.

A aquisição da Perucchi foi a primeira operação do projeto no mercado espanhol e foi o sinal de partida para a segunda fase, que prevê um investimento de 90 milhões de euros (40 a 50 milhões em Espanha e 40 a 50 milhões em França e Portugal).

O projeto teve início com uma primeira fase, com um investimento de cerca de 10-12 milhões de euros para construir a estrutura desta aliança. A próxima fase do projeto, com um investimento de 60 milhões de euros, está prevista para o início de 2024. No total, um investimento de mais de 150 milhões de euros.

ESG Critérios

Durante a pandemia, a solidariedade com marcas e empresas locais tem sido uma tendência chave, segundo a consultoria de bebidas IWSR, uma tendência ligada à “mentalidade cada vez mais sustentável dos consumidores” uma vez que, de acordo com a investigação IWSR, em muitos casos os consumidores afirmaram também querer “fazer a sua parte” para ajudar a economia local.

Neste sentido, a Magellan & Cheers tem tido uma missão social ligada aos critérios da ESG desde o seu início, que se liga ao mercado artesanal e local de bebidas espirituosas. Nas palavras de Jean-Noël Reynaud, Magellan & Cheers procura “a sustentabilidade e preservação da indústria de bebidas espirituosas artesanais que faz parte do nosso património gastronómico e cultural”.

É o caso da primeira aquisição em Espanha, o vermute Perucchi, feito em Badalona e com mais de 150 anos de história. “Perucchi é uma das grandes jóias do mercado de bebidas espirituosas. É uma marca que pode gabar-se da sua história e que soube crescer sem esquecer os seus valores artesanais, sustentáveis e locais”, diz Reynaud, que acrescenta que “agora é altura de dar asas à marca para que, sem alterar o seu ADN, possa alcançar um mercado muito mais vasto”.

Perucchi

Perucchi, uma marca icónica no mercado espanhol, é o primeiro vermute registado em Espanha, tendo sido fabricado em Badalona em 1876, introduzido por Augustus Perucchi de Turim. Desde então, a marca tem crescido e expandido a sua carteira de produtos, embora ainda seja conhecida pelo seu vermute.

Em 2017, os empresários Álex Soler Kettlitz e Eduardo Fló Vidal-Ribas assumiram o controlo da empresa para lhe dar um impulso e mantê-la mais viva do que nunca. E agora, com a entrada da Magellan & Cheers, a estratégia é claramente de crescimento: aumentar a distribuição do produto que, por enquanto, é distribuído no setor do comércio (vermuterías, restaurantes, bares e hotéis) e em lojas especializadas em Espanha, a fim de atravessar fronteiras e chegar a países como os Estados Unidos e Itália, principalmente.

As bebidas espirituosas artesanais são um dos segmentos de crescimento mais rápido no mercado das bebidas espirituosas. Nos Estados Unidos representa já 4% deste mercado, enquanto que na Europa representa 1%, embora se preveja que este valor aumente para os dois dígitos nos próximos 5 anos.

Nos Estados Unidos, as bebidas espirituosas artesanais cresceram 10,4%, uma tendência que tem sido confirmada por novos consumidores, tais como a Geração Z (os nascidos no final dos anos 90 e início dos anos 2000).

No caso específico do vermute, este continua a ser o segmento de crescimento mais rápido a nível mundial. Na Europa, por exemplo, está a ser redescoberto na sua forma mais mediterrânica, com gelo e uma fatia de laranja.

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