Maior negócio imobiliário do ano fechado. Banca sela venda da ECS à Davidson Kempner

Bancos já selaram a venda dos fundos ECS – uma carteira de hotéis de luxo – à Davidson Kempner por cerca de 850 milhões de euros, como avançou o ECO em primeira mão. Novobanco recebe 224 milhões.

Os bancos já selaram a venda dos fundos ECS aos americanos da Davidson Kempner. Avaliado em cerca de 850 milhões de euros, o maior negócio imobiliário do ano em Portugal – uma carteira de hotéis de luxo e outros imóveis – foi finalmente fechado esta quinta-feira, nos últimos suspiros de 2022. A notícia, avançada pelo ECO em primeira mão, já foi confirmada pela Caixa Geral de Depósitos (CGD), BCP e Novobanco, que anunciaram ao mercado a conclusão da transação, “na sequência da verificação das condições suspensivas contratuais estipuladas”.

No seu comunicado, o Novobanco acrescentou que a “conclusão desta transação repercute-se no recebimento de 224 milhões de euros”, apesar de reiterar que vai ter impacto neutro nos resultados, melhorando ao mesmo tempo os rácios de capital, como havia adiantado em agosto.

O processo fez o seu caminho das pedras sobretudo no último ano, depois de os bancos terem selecionado o comprador em dezembro do ano passado, num longo processo competitivo que atraiu vários investidores internacionais, como deu conta o ECO em primeira mão. Em agosto, já estava tudo acertado entre os vendedores e uma entidade chamada Corvus Acquisitions, com sede na Irlanda, criada no início do ano pela Davidson Kempner, nomeadamente em relação ao preço e ao perímetro da transação do chamado Projeto Crow, compreendendo as participações no Fundo Recuperação Turismo (FRT) e FLIT Ptrel, bem como alguns outros ativos atualmente detidos por Fundo Recuperação. Em cima da mesa está um financiamento dos bancos à Davidson Kempner.

De fora do negócio ficaram quatro ativos imobiliários, o que obrigou a discussão intensa sobre a reorganização dos ativos entre os principais bancos envolvidos neste processo, a Caixa, Novobanco e BCP, apurou o ECO. No final, ficou assim decidido: três ativos de valor aproximado entre si vão ser repartidos entre estas três instituições, enquanto um quarto ativo, o maior deles e impossível de dividir sem haver cedências de algumas das partes, continuará a ser gerido pela ECS, com a intenção de ser vendido no próximo ano.

O comunicado dos bancos enviado à CMVM apenas diz que “certos ativos detidos indiretamente pela FLIT e FRT foram transferidos para os vendedores relevantes”. Também o Santander e a Oitante estão expostos à ECS, mas com exposições de menor dimensão.

Além da complexidade do processo e das negociações, foi preciso ainda garantir o aval dos reguladores, nomeadamente em Portugal e no Luxemburgo. Isso já terá sido assegurado. De resto, desde sexta-feira passada que toda a documentação está preparada com o objetivo de se fechar o negócio esta semana, adiantou uma fonte próxima do processo.

Havia uma reunião pré-agendada para esta quarta-feira para celebrarem os contratos. Mas o negócio só ficou mesmo fechado na manhã desta. Uma fonte bancária admitia ao ECO que a assinatura ainda podia derrapar mais alguns dias, dada a exigência da transação, mas todas as equipas estavam a trabalhar para tudo fique definitivamente fechado ainda em 2022.

Cascatas Golf & Resort Spa da Hilton.

O processo de venda dos fundos da ECS – sociedade fundada em 2006 por Fernando Esmeraldo e António de Sousa, que também vão receber um cheque milionário neste negócio – arrancou há mais de dois anos.

Em causa estava uma carteira de hotéis de luxo, incluindo o Conrad Algarve (não o ativo mas o crédito, pois está em causa um complexo e litigioso processo em torno do hotel), o Cascatas Golf & Resort Spa da Hilton (na foto) e o Grupo NAU, entre outros ativos imobiliários.

Exposição dos bancos aos fundos da ECS

Fonte: Bancos (não estão disponíveis dados para o Santander)

Para os bancos, a venda da ECS é menos uma dor de cabeça, pois permitirá reduzir em cerca de 40% a exposição a ativos problemáticos (ainda terão mais de mil milhões em fundos de reestruturação). O BCP é o mais exposto à ECS, com exposições ao Fundo de Recuperação Turismo e FLIT-PTREL que somam cerca de 470 milhões. Novobanco e Caixa têm exposições de 290 milhões e 260 milhões, respetivamente.

Fundos como a ECS, Explorer e Oxy foram criados com o objetivo de ficar a gerir ativos imobiliários e outros que ficaram nas mãos dos bancos na década passada. Ao cederem os ativos ao fundo especializado em troca de unidades de participação, a banca partilhou risco em entre si. Contudo, estas exposições têm peso nos ativos ponderados pelo risco e consomem capital aos bancos, razão pela qual há muito pretendem vender.

Além da ECS, cujo processo de aproxima agora do desfecho final, os bancos também estão a explorar a venda de outro fundo de recuperação ligado à área do turismo: o fundo de promoção turística Discovery Portugal Real Estate Fund, gerido pela sociedade Explorer e que gere mais de 40 ativos em Portugal, incluindo o Six Senses Douro Valley e o Eden Resort. As unidades de participação neste fundo estão avaliadas em cerca de 400 milhões de euros pelas próprias instituições.

(Notícia atualizada às 18h52 com oficialização da venda da ECS)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Maior negócio imobiliário do ano fechado. Banca sela venda da ECS à Davidson Kempner

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião