Fórmula de cálculo da taxa de esforço dos empréstimos é desadequada, diz a Deco

  • ECO
  • 29 Dezembro 2022

A associação para a defesa do consumidor tem recebido vários pedidos de ajuda de particulares que contrataram créditos à habitação há poucos anos.

A Deco questiona a fórmula de avaliação da capacidade financeira dos particulares para pagar as prestações da casa no cenário de um aumento considerável das taxas de juro. A associação para a defesa do consumidor tem recebido vários pedidos de ajuda de particulares que contrataram créditos à habitação há poucos anos, em 2021 ou mesmo já em 2022, e já começam a sentir dificuldades em suportar esse encargo.

Não tem sido visível da parte das instituições financeiras grande abertura para apoiar as famílias que apresentam grandes dificuldades para pagar os seus créditos”, entende a diretora do Gabinete de Proteção Financeira da Deco, Natália Nunes, em declarações ao Público (acesso condicionado).

Com a Euribor a 12 meses a passar de -0,5% para 3% em um ano, já foi anulada “a almofada” imposta na Medida Macroprudencial para o Crédito, que obriga a calcular a taxa de esforço com uma taxa de juro mais alta. Ou seja, soma-se 3% taxa de referência no momento da contratação do empréstimo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fórmula de cálculo da taxa de esforço dos empréstimos é desadequada, diz a Deco

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião