Presidente da Comissão Europeia celebra entrada da Croácia na zona euro e no espaço Schengen

  • Lusa
  • 1 Janeiro 2023

Croácia é o primeiro país a aderir, no mesmo dia, ao espaço Schengen e à zona euro. Ursula Von der Leyen foi à capital do país celebrar este acontecimento.

A presidente da Comissão Europeia (CE), Ursula Von der Leyen, celebrou neste domingo a entrada da Croácia na zona euro com o primeiro-ministro do país, Andrej Plenkovic, na capital croata.

Os dois responsáveis tomaram um café na praça central Ban Jelacic, em Zagreb, que o anfitrião pagou em euros, noticia a agência Efe.

Von der Leyen e Plenkovic foram acompanhados pelo ministro das Finanças da Croácia, Marko Primorac, pelo governador do Banco Nacional Croata, Boris Vujcic, pela comissária europeia para a Democracia, Dubravka Suica, e outros representantes croatas.

A presidente da CE tinha já celebrado a entrada da Croácia no espaço Schengen de livre circulação ao atravessar a fronteira do país com a Eslovénia com a Presidente eslovena, Natasa Pirc Musar.

“Hoje é um dia de alegria e orgulho”, não apenas para o povo croata, mas “também para todos os cidadãos da Europa”, disse von der Leyen ao felicitar a dupla adesão da croácia.

Já Plenkovic recorreu à plataforma social Twitter para falar num “dia histórico para a Croácia”.

“Somos o primeiro país a aderir ao Schengen e à zona euro no mesmo dia. Os automóveis passam hoje a fronteira sem formalidades ou controlo, e com a adoção do euro os nossos cidadãos e a economia estão bem protegidos contra a crise”, escreveu.

A Croácia é membro da NATO desde 2009 e da União Europeia desde 2013. É o vigésimo país a integrar a moeda única.

O país passa também a partir de hoje a integrar o espaço Schengen de livre circulação na União Europeia, que permite a 420 milhões de pessoas viajarem livremente entre os países membros sem passar por controlos fronteiriços, sendo este o oitavo alargamento e o primeiro ao fim de 11 anos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Presidente da Comissão Europeia celebra entrada da Croácia na zona euro e no espaço Schengen

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião