Direto Bolsas entram em 2023 com pé direito, Lisboa avança quase 2%

  • ECO
  • 2 Janeiro 2023

As bolsas europeias entraram no novo ano com o pé direito. Lisboa acompanhou os ganhos, subindo quase 2%, com BCP a disparar mais de 4%

As bolsas europeias entraram no novo ano com o pé direito. A primeira sessão de 2023 traduziu-se em ganhos expressivos um pouco por toda a Europa, ainda a meio gás e algumas praças ainda encerradas, depois do período de festas. Lisboa acompanhou os ganhos, subindo quase 2%.

No gás natural na Europa, os preços continuam a afundar devido à previsão de temperaturas mais amenas, sendo que esta segunda-feira os futuros de referência chagaram a cair 7,9% para o nível mais baixo desde 21 de fevereiro, isto é, três dias antes do início da invasão russa à Ucrânia.

A presidente do Fundo Monetário Internacional (FMI) afirma que 2023 será “mais difícil” do que 2022, uma vez que as economias dos Estados Unidos e da China têm vindo a desacelerar, ao mesmo tempo que continua a guerra na Ucrânia e em que há um aumento da inflação e das taxas de juro.

De manhã, o barril de Brent, cotado em Londres e que serve de referência às importações nacionais, estava a valorizar 3,04% para 86 dólares, enquanto o WTI, negociado em Nova Iorque, avançava 2,69% para 80,51 dólares.

Para 2023, um estudo da Reuters antecipa que os preços da matéria-prima deverão registar ganhos ligeiros, devido a um cenário económico global cada vez mais sombrio e aos surtos de Covid na China.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bolsas entram em 2023 com pé direito, Lisboa avança quase 2%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião