UE ofereceu vacinas contra a Covid-19. Governo chinês recusou

  • Mariana Marques Tiago
  • 3 Janeiro 2023

Face à oferta, o Governo chinês disse que o país não precisava de vacinas europeias. O plano "de prevenção e controlo da epidemia na China está a seguir o caminho previsto", assegura

A Bnião Europeia quis oferecer vacinas contra a Covid-19 à China, com o objetivo de ajudar a conter um possível surto em Pequim. No entanto, a oferta foi rejeitada pelo governo chinês.

A oferta foi feita recentemente pela Comissária europeia da Saúde e Segurança dos Alimentos, Stella Kyriakides, que procura antecipar e preparar uma resposta eficaz face a uma possível nova onda de infeções que poderá surgir após Pequim abolir a política “Covid Zero”, adiantou nesta terça-feira o jornal Financial Times (acesso pago, conteúdo em inglês).

“A Comissária Kyriakides ofereceu ao seus homólogos chineses solidariedade e apoio, e isto inclui ajuda na área da saúde pública, bem como através de doações de vacinas por parte da UE adaptadas às variantes chinesas”, avançou o porta-voz da comissão. A oferta foi também divulgada na rede social Twitter.

Esta terça-feira, em resposta, o ministério dos Negócios Estrangeiros chinês disse que o país não precisava de vacinas europeias. O plano “de prevenção e controlo da epidemia na China está a seguir o caminho previsto e está sob controlo”, disse a porta-voz do ministério, Mao Ning.

À agência Reuters, Mao Ning acrescenta que a taxa de vacinação do país e a capacidade de tratamento têm aumentado, havendo capacidade para “satisfazer a procura”.

Apesar da confiança que o país coloca nas suas vacinas – Sinovac e Sinopharm – a 21 de dezembro a Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou para a insuficiente cobertura que estas oferecem.

São necessárias três doses das vacinas chinesas para prevenir que os mais vulneráveis não são severamente afetados pela Covid-19. No entanto, apenas 40% da população com mais de 80 anos recebeu todas as doses, avança a organização mundial.

Os números contrastam com a realidade da União Europeia, onde 83% da população adulta já está totalmente vacinada.

Nos últimos dias, desde que a China deixou cair a sua política “Covid Zero”, vários países da UE disseram que vão exigir testes aos viajantes que procurem entrar no seu país, com o objetivo de controlar a deslocação de pessoas potencialmente infetadas. Foi o caso de França, Espanha, Reino Unido e Itália.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

UE ofereceu vacinas contra a Covid-19. Governo chinês recusou

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião