Diretora regional substitui Rui Martinho na secretaria de Estado da Agricultura

Carla Alves substitui Rui Martinho, que sai por “motivos de saúde”. Ministério da Agricultura e Alimentação apenas ocupado por mulheres, com a ministra Maria do Céu Antunes e Teresa Coelho (Pescas).

Carla Alves, que ocupa há quatro anos o cargo de diretora regional de Agricultura e Pescas do Norte, vai subir a secretária de Estado da Agricultura, de acordo com a lista divulgada esta quarta-feira no site da Presidência da República.

Carla Alves é a nova secretária de Estado da AgriculturaDRAP Norte 12 setembro, 2022

Nesta remodelação do Governo, provocada pelas demissões nas pastas do Tesouro e das Infraestruturas na sequência da indemnização de 500 mil euros paga pela TAP a Alexandra Reis pela TAP, António Costa aproveita para fazer mais uma mexida na Agricultura.

Segundo confirmou ao ECO fonte oficial do Ministério da Agricultura e da Alimentação, o até agora secretário de Estado da Agricultura, Rui Martinho, pediu para abandonar as funções “por motivos de saúde”.

Com a entrada de Carla Alves, nascida a 5 de dezembro de 1970 em Bragança e formada em Engenharia Zootécnica pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), a tutela passa a ser apenas ocupada por mulheres. Junta-se à ministra Maria do Céu Antunes e à secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho.

Nos quadros da Câmara de Vinhais desde 2000

No currículo, Carla Alves tem ainda passagens pela administração da Empresa Municipal de Vinhais, Turimontesinho (1996-2009) e pela direção do Parque Biológico de Vinhais (2007-2018), fazendo parte do quadro técnico da Câmara Municipal de Vinhais desde 2000.

Antes disso, durante a década de 1990, a nova secretária de Estado deu aulas na Escola Secundária de Vinhais e no Instituto Politécnico de Bragança e ocupou durante dois anos “funções de responsabilidade técnica e comercial” numa empresa privada de alimentação animal.

Nos últimos anos, Carla Alves foi coordenadora da Associação Nacional de Criadores de Suínos de Raça Bísara (1995-2018), perita da Confederação dos Agricultores de Portugal, no comité consultivo da carne de suíno na DGAGRI (2005-2014), vice-presidente da Federação Nacional de Raças Autóctones (2005-2018) e ainda vogal da Comissão Nacional de Coordenação do Plano Nacional para os Recursos Genéticos Animais (2017).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Diretora regional substitui Rui Martinho na secretaria de Estado da Agricultura

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião