Erdogan admite antecipar eleições legislativas e presidenciais na Turquia

  • Lusa
  • 5 Janeiro 2023

As eleições legislativas e presidenciais estavam programadas para 18 de junho. Erdogan admite que esta seja a sua última candidatura presidencial,

O Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, admitiu esta quinta-feira que o Governo está a ponderar antecipar as eleições legislativas e presidenciais programadas para 18 de junho, sem fornecer mais informações.

No decurso de um encontro do Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP, no poder), Erdogan indicou que as eleições são importantes e disse que voltaria “a considerar a data devido às condições da temporada”, segundo informou a agência noticiosa estatal Anatolia.

O diário turco Hurriyet referiu que o AKP estaria a considerar a antecipação dos escrutínios por datas já anunciadas estarem previstos exames universitários, com 30 de abril e 14 de maio a surgirem como novas hipóteses.

Em dezembro, Erdogan sugeriu a intenção de pedir apoio popular para um último mandato presidencial de cinco anos nas eleições de 2023, antes de se retirar da vida política.

O chefe de Estado turco, também líder do partido islamita e conservador AKP, foi primeiro-ministro entre 2003 e 2014, e desde então ocupa a presidência do país euro-asiático. Em 2017, uma emenda constitucional alterou o sistema para um regime presidencialista, com Erdogan a ser reeleito em 2018.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Erdogan admite antecipar eleições legislativas e presidenciais na Turquia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião