Relatório Gallagher aponta quebra em F&A em 2022

  • ECO Seguros
  • 8 Janeiro 2023

De acordo com a corretora Gallagher, "é agora mais crítico do que nunca que os clientes compreendam a experiência e os conhecimentos especializados que cada seguradora possui, internamente".

Os números recorde de Fusões e Aquisições (F&A ou M&A em inglês), em 2021, foram seguidos por um ano de 2022 complexo para a indústria com eventos políticos e económicos a forçarem a reavaliação de investimentos.

No início do 4º trimestre de 2022, estimava-se que os negócios de F&A fossem diminuir 37% numa base anual, de acordo com os relatórios ‘Global M&A Insurance 2022 Review’ e ‘2023 Outlook by Gallagher’.

O relatório concluía que houve uma ligeira redução no número de apólices de garantia e indemnização (W&I) e representações e garantias (R&W) realizadas em 2022. No entanto, a aceitação de produtos de seguros M&A (incluindo apólices de impostos e de risco contingente) continuou a aumentar numa base de “parte dos negócios feitos”.

A paisagem económica e política variada nos mercados globais significava que existiam tendências contraditórias de F&A para cada região, mas a Gallagher denotou o aumento de F&A nos seguros em todo o mundo.

Após o boom na utilização de seguros de F&A em 2021, a maioria das seguradoras expandiu-se para novos territórios e acrescentou um número significativo de colaboradores, disse a Gallagher. O fortalecimento das taxas no final de 2021 e uma perspetiva económica saudável encorajaram os subscritores a expandir-se para diferentes áreas. Quase todas as seguradoras investiram em capacidades fiscais específicas, o que, segundo a Gallagher, constitui um grande afastamento do baixo número de opções de seguros fiscais disponíveis há vários anos.

As taxas permaneceram consistentes com 2021 e, apesar dos sinais de mudança, a Gallagher acredita que é pouco provável que isto venha a quebrar substancialmente devido ao ambiente de sinistros.

A invasão russa da Ucrânia e a flutuação económica causaram incerteza macroeconómica, o que constitui um dos maiores obstáculos aos negócios de fusões e aquisições. No final de 2022, os acordos tecnológicos, que foram prolíficos nos dois anos anteriores, começaram a abrandar.

As reivindicações de fusões e aquisições foram generalizadas em 2022, com quase todas as áreas que se justificam foram agora reivindicadas. De acordo com Gallagher, é agora mais crítico do que nunca que os clientes de F&A compreendam a experiência e os conhecimentos especializados que cada seguradora possui internamente. Uma vez que tantos clientes têm agora uma compreensão do processo de sinistros, estratégias específicas estão agora a ser formalizadas quando se trata da seleção da seguradora.

Tem sido um ano interessante”, disse a Gallagher. “Os prémios muito elevados cobrados no final de 2021 provaram ser de curta duração à medida que o número de negócios começou a diminuir lentamente ao longo de 2022. As seguradoras têm-se mantido ágeis e comerciais, ao mesmo tempo que apreciam a necessidade de se diferenciarem em novas áreas, a fim de se manterem no topo das tendências e atenderem às necessidades dos clientes”.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Relatório Gallagher aponta quebra em F&A em 2022

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião