Funcionários querem promover compras sustentáveis nas empresas

  • Servimedia
  • 10 Janeiro 2023

Mais de dois terços dos empregados desconhecem as diretrizes de compras socialmente responsáveis do seu local de trabalho, de acordo com um novo estudo da Amazon Business.

Um novo estudo da Amazon Business revelou que, embora os funcionários das empresas estejam dispostos a mudar os seus hábitos de compra para ajudar a alcançar os objetivos de sustentabilidade das empresas, isto nem sempre se traduz em ações em todas as organizações, noticia a Servimedia.

Os resultados mostram que quase metade (47%) dos empregados gostariam de fazer da compra de produtos mais sustentáveis um foco chave na sua empresa, mas menos de um terço (29%) considera a sustentabilidade ao fazer compras.

Isto deve-se provavelmente ao facto de, embora 58% dos inquiridos digam que a sua empresa tem diretrizes para compras socialmente responsáveis, apenas 30% sabem realmente o que são. E mais 41% não têm a certeza se existem quaisquer diretrizes, o que significa que cerca de 70% dos empregados não sabem que diretrizes de compra socialmente responsáveis existem na sua organização.

Apesar da perceção de que as gerações mais jovens são mais conscientes do ambiente do que as mais velhas, o inquérito revela que os empregados com mais de 35 anos são tão suscetíveis como os inquiridos da Geração Z de acreditar que a compra de produtos mais sustentáveis deve ser um aspeto fundamental do local de trabalho. Curiosamente, aqueles com mais de 55 anos são mais propensos a considerar sempre a sustentabilidade ao tomar decisões de compra (31%), em comparação com aqueles com 18-34 anos (26%).

Do mesmo modo, enquanto tanto os decisores (79%) como o resto da empresa (75%) consideram a sustentabilidade pelo menos ocasionalmente nas suas decisões de compra, é mais provável que mais funcionários superiores considerem a sustentabilidade (42%) do que os seus colegas mais juniores (26%).

Por conseguinte, pode assumir-se que a ausência de práticas de compra mais sustentáveis se deve à hierarquia da empresa e à falta de poder de decisão, e não à idade, uma vez que os funcionários menos graduados não estão habilitados ou equipados com a tecnologia certa para impulsionar a mudança a todos os níveis da empresa.

Para ajudar a resolver este problema, os funcionários que participaram no inquérito acreditam que uma melhor tecnologia capaz de apoiar práticas de compra mais sustentáveis através de orientação e automatização (24%) e fortes diretrizes empresariais em torno de compras socialmente responsáveis (26%) os faria sentir-se melhor equipados para tomar decisões de compra mais sustentáveis na sua empresa.

Uma tecnologia melhorada poderia também ajudar a resolver algumas das principais barreiras que os trabalhadores enfrentam atualmente quando fazem compras, tais como a facilidade de encontrar produtos mais sustentáveis (25%) e saber até que ponto estes produtos são realmente sustentáveis (26%).

“A aquisição é uma parte crucial do percurso de muitas organizações no sentido de uma maior responsabilidade social, pelo que é encorajador ver um desejo genuíno dos empregados de todas as idades e níveis da organização de comprar de forma mais sustentável. No entanto, as equipas de gestão precisam de analisar cuidadosamente a melhor forma de capacitar os seus trabalhadores para traduzir a sua intenção em ação. Desde processos e ferramentas de digitalização, até à melhoria da comunicação e formação sobre objetivos e políticas, a aquisição socialmente responsável pode ser melhorada rápida e facilmente”, diz Christopher Kallscheid, Diretor Executivo da Amazon Business Spain.

No estudo de mercado, realizado em colaboração com a Opinium, a Amazon Business pesquisou cinco mil empregados de empresas espanholas, britânicas, francesas, alemãs e italianas, em diversos setores, incluindo o setor público, educação, automóvel, retalho e serviços financeiros, sobre a sua capacidade de tomar decisões de compra sustentáveis no local de trabalho.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Funcionários querem promover compras sustentáveis nas empresas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião