Hoje nas notícias: crédito à habitação, autarquias e pensões

  • ECO
  • 10 Janeiro 2023

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Os socialistas entregaram um projeto-lei que visa limitar o poder dos bancos na renegociação dos créditos à habitação. Este ano, 184 municípios vão devolver parte ou a totalidade do IRS aos munícipes, isto é, 60% do total. A marcar o dia está ainda a notícia de que o Governo trava a subida das pensões a mais de 11 mil novos reformados. Conheça estas e outras notícias em destaque nas manchetes nacionais.

PS quer limitar poder dos bancos na renegociação dos créditos à habitação

O PS entregou um projeto-lei na Assembleia da República que visa impedir os bancos de travarem ou penalizarem os processos de renegociação de crédito à habitação das famílias feitos no âmbito das novas regras. Em causa está o fim de várias comissões cobradas pelas instituições financeiras em mudanças na titularidade das contas, bem como a eliminação dos custos com a avaliação de imóveis no crédito à habitação, sempre que o candidato ao empréstimo tenha uma avaliação considerada válida.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

60% dos municípios devolvem IRS este ano

Este ano, 184 municípios vão devolver parte ou a totalidade da receita de IRS cobrada nos seus territórios às famílias, de acordo com a recolha feita pelo Jornal de Negócios. Contas feitas, representa 60% das 304 autarquias do país, sendo que na lista deste ano há 14 municípios que vão abdicar de uma parcela da receita de IRS, quando no ano passado não o faziam. Em 2022, havia 171 autarquias a fazê-lo (55%)

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

Governo trava subida das pensões a mais de 11 mil novos reformados

Tendo em conta que o Governo não atualizou os valores dos salários declarados à Segurança Social ou à Caixa Geral de Aposentações, segundo a inflação média anual de 2021, que se fixou em 1,24%, os mais de 11 mil contribuintes que pediram a reforma em 2022 vão receber uma pensão mais baixa do que aquela a que teriam direito. As perdas, calculadas pelo Dinheiro Vivo, podem chegar aos 13,92 euros mensais numa prestação de 800 euros.

Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso livre)

Navigator recebe 40% do apoio para compensar custos com carbono

A Navigator é a empresa que mais verbas vai receber entre as que se candidataram ao apoio do Estado para custos indiretos de carbono incorridos em 2021. Do valor global de 24,6 milhões de euros, foram atribuídos 9,95 milhões à produtora de pasta e papel (cerca de 40% do total). Um relatório publicado no final de dezembro pelo Fundo Ambiental revela que só a unidade industrial de papel da Navigator na Figueira da Foz receberá 4,6 milhões de euros.

Greves constantes na TAP são “ameaça grande” para o turismo

O presidente da Entidade Regional do Turismo do Centro de Portugal considera que o risco de greves constantes na TAP constitui uma “ameaça grande” para o setor e é com “manifesta preocupação” que vê o novo anúncio de sete de dias de paralisação, entre 25 e 31 de janeiro, dos tripulantes de cabine da companhia aérea. “Estamos num período de tentativa de recuperação dos fluxos internacionais e estamos preocupados com a consolidação das pontes aéreas que a TAP serve, em mercados críticos”, diz Pedro Machado, dando o exemplo do Brasil.

Leia a notícia completa na Rádio Renascença (acesso livre)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: crédito à habitação, autarquias e pensões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião