Marcas regionais vão ter 20,6 milhões para promoção turística em 2023

Reino Unido, Espanha, Alemanha e França com “particular ênfase” na estratégia de promoção turística para 2023, com o fomento da oferta em segmentos como a literatura, arquitetura, surf ou gastronomia.

A promoção turística das marcas regionais vai contar com um investimento total de 20,6 milhões de euros em 2023, de acordo com o plano apresentado esta quarta-feira pelo Ministério da Economia.

As “prioridades estratégicas” para este ano na promoção do destino Portugal e dos destinos regionais foram abordadas pelo Conselho Estratégico para a Promoção Turística (CEPT) numa reunião presidida pelo novo secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda.

A aposta em mercados que permitam um maior crescimento em valor e na redução da sazonalidade será uma das prioridades estratégicas a seguir em 2023, com “particular ênfase” nos mercados do Reino Unido, Espanha, Alemanha e França. No entanto, também mercados de longo curso como os EUA, Canadá e Brasil serão visados, “pelo seu crescimento e pela sua perspetiva de crescimento económico”.

Em comunicado em que salienta o “extraordinário” crescimento de 15% das receitas turísticas em 2022 face ao nível pré-pandemia (2019), a tutela sublinha ainda que a promoção externa vai “fomentar a oferta comercial de produtos diferenciados para segmentos mais exigentes”, como o turismo literário, envolvendo a arte contemporânea, a arquitetura, o surf, a gastronomia e o enoturismo.

Sem prejuízo de uma visão nacional, é muito importante dar força às regiões na promoção turística regional, para que possam afirmar os seus ativos turísticos territoriais específicos

Nuno Fazenda

secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços

“Esta estratégia assenta em quatro prioridades de opção política de turismo: crescer na internacionalização das empresas e nas marcas turísticas, crescer em valor, crescer no interior e crescer na dupla transição digital e climática, a que se junta crescer nas qualificações. Sem prejuízo de uma visão nacional, é muito importante dar força às regiões na promoção turística regional, para que possam afirmar os seus ativos turísticos territoriais específicos”, referiu Nuno Fazendo, citado na mesma nota.

O CEPT é a estrutura consultiva do Governo em matéria de promoção turística externa e de concertação estratégica, constituída por representantes do Turismo de Portugal, dos Governos Regionais da Madeira e dos Açores, do setor privado, através da Confederação do Turismo de Portugal, das Entidades Regionais de Turismo e das Agências Regionais de Promoção Turística.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Marcas regionais vão ter 20,6 milhões para promoção turística em 2023

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião