Reformados da banca também vão receber meia pensão

Acordo tripartido entre sindicatos, bancos e Governo, que será assinado dentro de dias, permitirá aos bancários reformados receberem meia pensão para mitigar efeitos da inflação.

Os reformados da banca também vão receber meia pensão para mitigar os efeitos da inflação, após o “acordo tripartido” alcançado entre sindicatos, bancos e Governo e que vai ser assinado nos próximos dias.

“Chama-se Memorando para o Estabelecimento de um Complemento Excecional a Pensionistas do Setor Bancário o acordo tripartido entre o Governo, os Bancos e a UGT e os seus Sindicatos dos Bancários – Mais Sindicato, SBC e SBN – que será celebrado nos próximos dias”, adiantam aquelas estruturas sindicais em comunicado.

“Estamos agora à espera que o Governo e os bancos nos digam o dia para assinar. Já temos um princípio de acordo. Os bancos pagam — através dos fundos de pensões — e depois deverá haver alguma forma de compensação do governo às instituições”, explicou António Fonseca, presidente do Mais Sindicato, em declarações ao ECO.

Desde que o Governo anunciou o pagamento de um suplemento extraordinário de 50% da pensão em setembro, no contexto da escalada dos preços, que os sindicatos do setor denunciaram a injustiça que estava a ser praticada relação à medida que excluía os bancários na reforma enquadrados nos fundos de pensões privados — que são cerca de 20 mil.

Desde então, avançaram com protestos e também negociações com as instituições financeiras e o Executivo no sentido de que estes reformados bancários também tivessem direito ao suplemento extra, como os restantes pensionistas.

“Ao longo deste tempo, o Mais Sindicato, o SBC e o SBN não estiveram parados, antes pelo contrário: recorreram a todos os meios ao seu alcance e a todas as entidades envolvidas denunciando a violação do princípio da igualdade e reivindicando o legítimo direito dos bancários reformados. E é porque não desistiram que hoje podem informar todos os seus sócios reformados que os bancos vão pagar a meia pensão“, afirmam.

(Notícia atualizada às 17h10)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Reformados da banca também vão receber meia pensão

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião