Portugal e Espanha reuniram-se para discutir futuro do mecanismo ibérico. Trabalhos “vão prosseguir”

Espanha anunciou que iria fazer várias propostas a Bruxelas no que diz respeito ao seu mercado energético. O país vizinho está a trabalhar com Portugal, e as responsáveis pela Energia já reuniram.

As secretárias de Estado da Energia de Portugal e Espanha já se reuniram para discutir o futuro do mecanismo ibérico e do mercado energético dos dois países. No entanto, ainda não há conclusões: os trabalhos vão continuar.

“As Secretárias de Estado de Portugal e Espanha já reuniram para discutir a posição conjunta relativamente ao prolongamento do mecanismo ibérico, que será apresentada em Bruxelas, e a proposta espanhola de revisão do funcionamento do mercado da eletricidade europeu. Ficou acordado que os trabalhos técnicos das duas equipas vão prosseguir”, diz o ministério do Ambiente.

O governo espanhol anunciou esta segunda-feira que pretendia prolongar o chamado mecanismo ibérico — um teto aos preços do gás natural que é usado para produzir eletricidade, e que permite aliviar os preços da eletricidade vendida no mercado grossista. Em vez de terminar, como previsto, a 31 de maio deste ano, o Executivo espanhol defende que o mecanismo se estenda, pelo menos, até ao final de 2024, tendo em conta que o conflito na Ucrânia está ainda ativo e deverá continuar a contribuir para a instabilidade dos preços da eletricidade e do gás.

Além do que diz respeito ao mecanismo, Espanha propôs a Bruxelas uma reforma mais abrangente do mercado elétrico, algo que está a ser estudado pela própria Comissão Europeia. Agora, Portugal está a debater também este assunto com Madrid.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal e Espanha reuniram-se para discutir futuro do mecanismo ibérico. Trabalhos “vão prosseguir”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião