Unificação da Catalana Occidente vai dispensar 550 pessoas

  • ECO Seguros
  • 15 Janeiro 2023

O grupo espanhol vai agregar quatro seguradoras da área tradicional e negoceia rescisões amigáveis com 20% dos colaboradores. A redução não afeta os seguros de crédito da Crédit y Caución e Atradius.

O Grupo Catalana Occidente (GCO) vai unificar quatro seguradoras durante este ano o que vai levar à dispensa de até 550 trabalhadores dos 2.400 que trabalham na área seguradora tradicional.

Aos 47 anos, Hugo Serra, Vice-presidente do GCO, enfrenta as dores de crescimento do maior grupo familiar do negócio segurador em Espanha, ainda com o apoio do seu pai, o presidente José Maria.

Segundo o site INESE, o grupo já está em negociações com seis sindicatos para acordar um plano de incentivos a saídas voluntárias no sentido de conseguir uma organização adequada ao futuro, após a união numa só das seguradoras Catalana Occidente, Plus Ultra Seguros, Seguros Bilbao e GCO Reaseguros que deverá estar concluída no final deste ano.

Este passo de concentração legal das sociedades segue um primeiro movimento, registado nos últimos anos, de integração das plataformas de operações e de serviços a que se seguiu uma harmonização de produtos.

Os colaboradores a dispensar pertencem à estrutura central, não estando previstas reduções nas áreas de prestação de serviços e de relação com clientes, bem como se pretende manter as redes de mediação.

De acordo com o GCO, da análise quanto às capacidades atuais e necessidades futuras e a eliminação de funções duplicadas, resultou a necessidade de redução de 400 a 550 empregados no negócio tradicional.

O GCO é um grupo com prémios anuais de cerca de 4,8 mil milhões de euros, divididos pela área tradicional e nos seguros de crédito. A tradicional, para além das quatro seguradoras em fusão, conta ainda com a NorteHispana e obteve no ano passado resultados de 244 milhões de euros. Quase de igual montante foram os resultados na área de crédito em que o grupo atua com as marcas Crédit y Caución, Atradius e Atradius Re.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Unificação da Catalana Occidente vai dispensar 550 pessoas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião