Ativista Greta Thunberg detida na Alemanha após protesto contra mina de carvão

  • Lusa
  • 17 Janeiro 2023

"O grupo está sob custódia", declarou um porta-voz da polícia, que justificou a detenção dos manifestantes argumentando que se encontravam num sítio perigoso, junto à mina de carvão.

A ativista ambiental sueca Greta Thunberg foi esta terça-feira detida juntamente com um grupo de manifestantes que protestava contra a expansão de uma mina de carvão no oeste da Alemanha, indicaram fontes policiais. “O grupo [de manifestantes] está sob custódia”, declarou um porta-voz da polícia, acrescentando que os ambientalistas anti-carvão entraram no perímetro da mina de Garzweiler e que foram retirados do local.

Fotografias divulgadas pela imprensa mostram igualmente a ativista mundialmente conhecida a ser retirada pela força do local onde decorria a ação de bloqueio de grupos ecologistas, nas imediações de Lützerath, no oeste do país. A polícia justificou a detenção dos manifestantes argumentando que se encontravam num sítio perigoso, pelo que procederam a retirá-los pela força, um de cada vez.

Segundo a televisão pública regional WDR, Thunberg e os outros ativistas foram levados até 50 metros do local, onde os agentes da autoridade procederam ao controlo dos seus documentos de identificação.

A população de Lützerath ficou impedida de aceder ao local, depois de as suas casas, celeiros e construções de madeira serem demolidas, ao longo de vários dias em que centenas de ativistas resistiram ao seu desalojamento, enfrentando um forte dispositivo policial.

A operação foi considerada concluída na segunda-feira, quando saíram voluntariamente de um túnel os últimos dois ativistas que se tinham entrincheirado num canto da povoação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ativista Greta Thunberg detida na Alemanha após protesto contra mina de carvão

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião