Borrell pede envio de tanques Leopard 2 para forças ucranianas

  • Lusa
  • 17 Janeiro 2023

O chefe da diplomacia europeia considera que a ajuda às forças ucranianas ainda não é suficiente "e não será enquanto a Ucrânia continuar a ser sistematicamente destruída" pelas forças russas.

O Alto Representante da União Europeia (UE) para a Política Externa defendeu a continuação do apoio militar à Ucrânia, na resposta à invasão russa, com o envio de tanques pesados Leopard 2 que as autoridades de Kiev têm solicitado. “É razoável pedir que armas mais poderosas, como os famosos tanques Leopard, sejam entregues à Ucrânia ou isso não é razoável?“, perguntou Josep Borrell aos eurodeputados, durante um debate no Parlamento Europeu sobre a política comum de segurança e defesa da UE.

Para o chefe da diplomacia europeia, “foi uma honra para a Europa ajudar a Ucrânia a defender-se militarmente” da agressão russa e “continuará a ser uma honra da Europa ajudar aquele país”. Borrell referiu-se igualmente à ajuda financeira fornecida à Ucrânia pela UE e por cada um dos Estados-membros, apontando um valor próximo dos 50 mil milhões de euros, “acima até [do apoio] dos Estados Unidos”.

Durante o debate desta terça-feira, Borrell manifestou a sua confiança na aprovação de um sétimo envelope de 500 milhões de euros para financiar o envio de armamento para a Ucrânia, a partir do Fundo Europeu de Apoio à Paz, que já destinou 3.100 milhões para este objetivo. Hoje, a UE desembolsou os primeiros três mil milhões de euros de ajuda financeira dos 18 mil milhões que pretende fornecer à Ucrânia em 2023.

“Não sei se parece razoável ou não, mas ainda não me parece suficiente e não será enquanto a Ucrânia continuar a ser sistematicamente destruída pelo Exército da Federação Russa“, afirmou o dirigente europeu, quando se adensa a pressão sobre o Governo alemão para autorizar o envio dos tanques Leopard 2.

Esta polémica, entre outras, levou à demissão na segunda-feira de Christine Lambrecht, ex-ministra da Defesa alemã, que hoje foi substituída por Boris Pistorius, que era ministro do Interior do Estado federal da Baixa Saxónia. Uma das suas primeiras decisões deverá ser sobre o envio de tanques Leopard para a Ucrânia, depois de a Alemanha já ter fornecido veículos de defesa blindados Gepard e Marder.

O Governo de Scholz insiste em fazer qualquer anúncio de armamento para a Ucrânia juntamente com outros parceiros. A questão será um dos temas da reunião do Grupo de Contacto de Defesa da Ucrânia, que se realiza na sexta-feira, na base aérea dos Estados Unidos em Ramstein, na Alemanha.

“A porta para uma solução diplomática para o conflito terá que continuar aberta, é claro”, disse Borrell no debate com os eurodeputados, “mas devemos estar preparados para enfrentar um mundo que não é como gostaríamos que fosse”, alertou.

Vários dirigentes europeus defenderam esta terça-feira no Fórum Económico Mundial, em Davos, a necessidade de manter a unidade europeia e transatlântica em relação à guerra na Ucrânia, e aumentar a ajuda militar a Kiev com o envio de tanques modernos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Borrell pede envio de tanques Leopard 2 para forças ucranianas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião