Luanda Leaks: Duas consultoras ligadas a Isabel dos Santos foram alvo de buscas

No início desta semana, a PJ realizou buscas nas consultoras consultoras Boston Consulting Group e a PricewaterhouseCoopers, ambas ligadas a Isabel dos Santos, a pedido da PGR angolana.

As consultoras Boston Consulting Group e a PricewaterhouseCoopers foram alvo de buscas pela Polícia Judiciária (PJ), no início desta semana, no âmbito da investigação a Isabel dos Santos, avançou a revista Visão. Estas diligências foram pedidas pelas autoridades angolanas.

Segundo a Visão, a procuradoria-geral da república angolana solicitou a apreensão de documentos nas duas consultoras, que foram alegadamente “meios” utilizados para desviar dinheiro da Sonangol.

O Consórcio Internacional de Jornalismo de Investigação (ICIJ) revelou em janeiro de 2020 mais de 715 mil ficheiros, sob o nome de Luanda Leaks, que detalham alegados esquemas financeiros de Isabel dos Santos e do marido, Sindika Dokolo, que entretanto morreu, que lhes terão permitido retirar dinheiro do erário público angolano através de paraísos fiscais.

De acordo com a investigação jornalística, da qual fazem parte em Portugal o jornal Expresso e a SIC, Isabel dos Santos terá montado um esquema que lhe permitiu desviar mais de 100 milhões de dólares (90 milhões de euros) para uma empresa sediada no Dubai, a Matter Business Solutions.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Luanda Leaks: Duas consultoras ligadas a Isabel dos Santos foram alvo de buscas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião