Colombiana Clever Leaves encerra operações de canábis medicinal em Portugal

Quatro anos depois de ter chegado a Portugal, onde tem estufas em Odemira e uma unidade de transformação em Setúbal, empresa anuncia o encerramento de todas as operações no país.

Em 2019, a colombiana Clever Leaves chegou a Portugal, onde instalou o primeiro centro de produção de canábis medicinal na Europa. Esta segunda-feira, e cerca de um ano depois de ter enviado a primeira remessa de flor seca para os Estados Unidos, a empresa colombiana anunciou o encerramento de todas as operações em Portugal, como parte de um plano de restruturação.

A Clever Leaves tem em São Teotónio (Odemira) uma propriedade com 84 hectares, onde dispõe de 10 mil metros quadrados de cultivo em estufa. Além disso, conta, desde 2021, com uma unidade de transformação no BlueBiz – Parque Empresarial da Península de Setúbal. A empresa espera “que o cultivo de flores em Portugal, os processos pós-colheita e as atividades de fabrico cessem totalmente até ao final do primeiro trimestre de 2023“.

No comunicado publicado esta segunda-feira, a Clever Leaves refere que “está, neste momento, a reduzir a produção agrícola em Portugal” e que, a partir do segundo trimestre de 2023, “cultivará exclusivamente as suas variedades de flores nas estufas colombianas”. A empresa já iniciou o processo de transição da produção de flor seca para a Colômbia para os clientes atuais.

“Ao cultivar e produzir exclusivamente os nossos produtos canabinoides na Colômbia, pretendemos alavancar as nossas eficiências de custo existentes no país, à medida que aumentamos a nossa oferta de flores secas”, diz Andres Fajardo, CEO da Clever Leaves, citado no documento.

“Acreditamos que essa transição nos permitirá otimizar a nossa infraestrutura de produção e aumentar a redução de custos, posicionando-nos para competir com mais eficiência no mercado global de canábis medicinal”, acrescenta o responsável, notando que, embora a decisão de deixar Portugal tenha sido “extremamente difícil”, é para “o melhor interesse da empresa”.

“Os baixos custos de mão-de-obra” na Colômbia e o “clima agrícola ideal” dão à Clever Leaves uma “vantagem competitiva extremamente importante”, que permitirão alcançar “processos de produção ambientalmente sustentáveis ​​e económicos”.

Há cerca de uma semana, a Tilray, uma fábrica de produção de canábis medicinal com sede em Cantanhede, anunciou o despedimento de 49 trabalhadores, numa lógica de redimensionamento da empresa. Os despedimentos abrangem as áreas da produção, fabricação, qualidade, controle de qualidade (laboratório), cultivo, cadeia de aprovisionamento, instalações, armazenamento, logística, compras e tecnologias de informação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Colombiana Clever Leaves encerra operações de canábis medicinal em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião