Portugal com terceira maior redução de dívida da UE no terceiro trimestre

Apesar do esforço, Portugal continua a ter a terceira maior dívida pública da União Europeia face ao PIB. Portugal foi um dos seis países com excedente orçamental no terceiro trimestre.

Portugal teve a terceira maior redução de dívida entre julho e setembro. Apesar do esforço, o país continua a ter a terceira maior dívida pública face ao PIB, segundo os dados revelados esta segunda-feira pelo gabinete de estatísticas Eurostat. No saldo orçamental, Portugal foi um dos seis países que registaram um excedente orçamental no terceiro trimestre.

Entre julho e setembro, a dívida pública portuguesa caiu 3,3 pontos percentuais face ao trimestre anterior, para 120,1% do PIB. Apenas Grécia (-5,3%) e Chipre (-3,8%) tiveram reduções mais expressivas. No entanto, a Grécia continua a ter a dívida pública mais volumosa da União Europeia, com 178,2%. Itália está em segundo lugar, com 147,3%.

No saldo orçamental, Portugal apresentou um excedente de 1,3% no terceiro trimestre, segundo o critério sazonal. Melhor do que Portugal só mesmo a Irlanda, que registou um superavit de 3,1%. Em sentido contrário, o maior défice das contas públicas foi da Roménia, com menos 6,3%.

Apesar do esforço, Portugal vai terminar 2022 com défice das contas públicas, que deverá ficar abaixo de 1,5%, antecipou o primeiro-ministro, António Costa, em entrevista à revista Visão no final de 2022. Um valor confirmado depois pelo ministro das Finanças em conferência de imprensa, onde anunciou também a revisão em alta da estimativa de crescimento do PIB para 6,8% em 2022, igualando assim aquela que já era a previsão do Banco de Portugal.

(Notícia atualizada às 10h40 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal com terceira maior redução de dívida da UE no terceiro trimestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião