Hoje nas notícias: TAP, depósitos e crédito à habitação

  • ECO
  • 3 Fevereiro 2023

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

O contrato da CEO da TAP é inválido por não ter sido aprovado em assembleia geral. Renegociação dos empréstimos à habitação duplicou em três meses. Pepco, a “Primark polaca”, prepara a entrada no mercado português. Conheça algumas das notícias que marcam a atualidade em Portugal.

Contrato que prevê bónus milionário da CEO da TAP é inválido

Christine Ourmières-Widener foi contratada para CEO da TAP com a promessa de receber um bónus entre 2,1 milhões e três milhões de euros se cumprir os objetivos fixados no plano de reestruturação. A informação consta do contrato assinado entre a companhia aérea e a gestora francesa, onde é estipulado que o respetivo conteúdo está sujeito à aprovação da assembleia geral da companhia — algo que não chegou a acontecer, noticia o Jornal Económico. Segundo o jornal, significa que o contrato é inválido e o pagamento do bónus não será devido.

Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso pago).

Banca à conquista de clientes com depósitos a render até 5%

A taxa de juro dos novos depósitos a prazo das famílias em Portugal atingiu 0,35% em dezembro de 2022, o valor mais baixo da Zona Euro. Apesar de a média ser baixa, há ofertas muito acima do mercado, especialmente para novos clientes. O grande leque de ofertas competitivas está nos bancos de menor dimensão. De acordo com uma análise do Jornal de Negócios, a oferta mais generosa, pelo menos no primeiro ano e para novos clientes, é do Bankinter (juro bruto de 5%). Segue-se o Banco CTT (oferece 3%), o Banco Angolano de Investimentos (BAI) Europa (2,5%) e o Best (2,25%). O BiG, Invest e Banco Português de Gestão (BPG) oferecem depósitos a render 2%, assim como no Carregosa (para montantes acima dos 25 mil euros).

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Renegociação de empréstimos à habitação duplicou em três meses

A percentagem relativa a reestruturações de créditos ascendeu a 22% das novas operações de crédito em dezembro de 2022. Este valor compara com 6% em dezembro de 2021. As renegociações reportadas não resultaram de situações de incumprimento ou de prestações em atraso. Ao longo do ano, e depois de um aumento progressivo de 5% a 10% até setembro, o peso das renegociações saltou em outubro e novembro para 17% do volume de crédito para habitação própria e permanente. Com o crescimento destas operações, o peso dos empréstimos dados pela primeira vez caíram nestes dois meses, passando de 90% para 83%. E caiu mais ainda em Dezembro, com os novos empréstimos a representar 78% do stock mensal, e os renegociados os 22% já referidos.

Leia a notícia completa no Público (acesso pago).

Rival da Primark e Ikea quer abrir 30 lojas em Portugal

A Pepco prepara-se para entrar no mercado português, onde prevê abrir mais de 30 lojas no primeiro ano, de acordo com o gestor de operações do grupo para Portugal e Espanha, adiantou Jorge Barrie Ruiz. A primeira loja em solo português deverá abrir em Coimbra, mas, até ao verão, pretende estabelecer-se em Albufeira, Olhão, Elvas e Lisboa. A “Primark polaca” explora mais de 4.000 lojas em 18 países europeus, como Espanha, República Checa, Hungria ou Itália.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

“Já ninguém é contra a subida do salário mínimo”

A ministra do Trabalho revelou que dois terços das medidas do Acordo de Rendimentos estão já em implementação. Essa monitorização está a ser feita na Concertação Social, onde Governo e parceiros estão a avaliar a evolução dos salários e do trabalho desde 2015. Em relação ao salário mínimo, adianta Ana Mendes Godinho, já subiu 50% desde então. “É uma evolução muito positiva” que mostra que “se quebrou um tabu”: “Há alguns anos havia o grande receio de que aumentar o salário mínimo induzisse o aumento do desemprego. Hoje já ninguém diz que é contra a subida do salário mínimo”.

Leia a entrevista completa no Expresso (ligação indisponível).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: TAP, depósitos e crédito à habitação

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião