Alemanha vai enviar 178 tanques Leopard-1 para a Ucrânia

  • Mariana Marques Tiago
  • 7 Fevereiro 2023

A autorização para o envio dos carros de combate ocorreu na semana passada, mas o número de veículos era até agora desconhecido. A Alemanha vai enviar 178 tanques deste tipo.

A Alemanha vai enviar 178 tanques Leopard-1 para a Ucrânia, que enfrenta a invasão russa há quase um ano. A autorização para o envio dos carros de combate ocorreu na semana passada, mas o número de veículos era até agora desconhecido.

A informação foi avançada pela revista alemã Spiegel esta terça-feira. Anteriormente, o Governo alemão tinha autorizado os fabricantes do país a fornecer a Kiev os carros de combate deste modelo que estivessem em reserva, avançou o porta-do voz do Governo, Steffen Hebestreit.

No entanto, não tinham sido avançados números nem datas de entrega. Segundo os ministros da Defesa alemão, dinamarquês e dos Países Baixos, o envio acontecerá “nos próximos meses”, cita a AFP. Os dois países uniram-se à Alemanha, assegurando que estarão envolvidos no envio de, pelo menos, 100 Leopard-1.

Os tanques Leopard-1 não são a versão mais atualizada deste equipamento, mas sim o Leopard-2, veículo inicialmente pedido por Kiev e cujo envio já tinha sido aprovado em janeiro. Por serem veículos de fabrico alemão, a reexportação de ambos os Leopard só ocorre com uma autorização por parte da Alemanha.

(Notícia atualizada às 18h11)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Alemanha vai enviar 178 tanques Leopard-1 para a Ucrânia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião