5 coisas que vão marcar o dia

Costa e Zelensky no Conselho Europeu em Bruxelas. Greve em todos os setores vai provocar perturbações. INE revela o salário médio dos trabalhadores portugueses.

Prepare-se para um dia de perturbações nos serviços por causa da greve geral convocada pela CGTP. Fora de Portugal, o foco estará no Conselho Europeu especial, com a presença de Zelensky. No plano dos dados económicos, o Instituto Nacional de Estatística (INE) atualiza os dados do salário médio mensal e o organismo homólogo alemão estima a evolução da inflação em janeiro na maior economia da União Europeia (UE). Nos mercados, espere mais um dia atarefado de apresentações de resultados trimestrais.

Costa e Zelensky no Conselho Europeu

Arranca esta quinta-feira um Conselho Europeu especial de dois dias para discutir a guerra da Ucrânia, a economia europeia e as migrações. Portugal faz-se representar pelo primeiro-ministro António Costa, que confirmou no Parlamento esta quarta-feira aquilo que já se especulava em Bruxelas: o encontro vai ter a presença do Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. Além da ajuda aos ucranianos e do processo de adesão da Ucrânia à UE, os líderes deverão discutir a possível flexibilização das ajudas de Estado na UE para responder às medidas protecionistas da Administração Biden do outro lado do Atlântico.

Dia de greve em todos os setores

Internamente, esperam-se perturbações nos serviços em quase todos os setores. A CGTP convocou um “dia nacional de indignação, protesto e luta” pelo aumento geral dos salários, controlo dos preços, regulação dos horários de trabalho, defesa da contratação coletiva, entre outras reivindicações. Os transportes serão um dos setores mais afetados, sendo pouco provável que consiga viajar de comboio em Portugal. Mas está longe de ser o único.

INE mostra quanto recebem os portugueses

No final do terceiro trimestre de 2022, a remuneração bruta total mensal média por trabalhador em Portugal era de 1.353 euros, um aumento de 4% face ao mesmo período do ano anterior. Esta quinta-feira, o INE prevê atualizar estes dados com a evolução referente ao quarto trimestre, dando detalhes sobre os salários médios que são pagos no mercado de trabalho do país. Os cálculos têm em conta os muitos milhões de trabalhadores portugueses que são beneficiários da Segurança Social ou subscritores da Caixa Geral de Aposentações.

Alemanha mede o pulso à inflação

O organismo oficial de estatística da Alemanha divulga esta quinta-feira de manhã a estimativa do Índice de Preços no Consumidor em janeiro, permitindo aferir a evolução da inflação na maior economia da UE. Em dezembro, a taxa de inflação homóloga recuou para 8,9%, em comparação com os 10% calculados para novembro. Janeiro poderá trazer uma ligeira aceleração, mês em que o Governo alemão estimou que a inflação deverá fechar 2023 nos 7%. Até lá, muito pode acontecer.

Investidores atentos a resultados

Depois da volatilidade causada pelas declarações do presidente da Fed na terça-feira, perspetiva-se que os mercados voltem gradualmente o foco para a temporada de apresentação de resultados trimestrais atualmente em curso. Entre as companhias que vão prestar contas aos acionistas esta quinta-feira estão algumas bem conhecidas, como Toyota, PepsiCo, L’Oreal, AstraZeneca, Philip Morris, Siemens, PayPal e Credit Suisse, entre muitas outras. Mas quem também vai apresentar resultados é a Euronext, o grupo que gere a bolsa de Lisboa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião