Qatargate: Eurodeputado Marc Tarabella detido pela justiça belga

Marc Tarabella é suspeito de ter recebido mais de 100 mil euros para fazer lóbi a favor do Qatar. Será agora interrogado pela justiça belga.

A justiça belga deteve esta sexta-feira o eurodeputado Marc Tarabella no âmbito da operação Qatargate. Segundo avançou o Público, Tarabella é suspeito de ter recebido mais de 100 mil euros para fazer lóbi a favor do Qatar.

Marc Tarabella será assim interrogado pela justiça belga, após ter sido levantada a sua imunidade parlamentar foi levantada. Segundo a procuradoria, as buscas foram efetuadas aos seus escritórios e num banco de Liège, onde tinha uma caixa-depósito.

A justiça belga está a investigar alegadas ofertas do Qatar e de Marrocos a eurodeputados e assistentes de grupos do Parlamento Europeu para influenciar decisões em Bruxelas, um escândalo conhecido como ‘Qatargate’.

Sob a acusação de organização criminosa, corrupção e lavagem de dinheiro, a polícia belga deteve vários suspeitos em 9 de dezembro, entre eles a então vice-presidente do PE, Eva Kaili, entretanto destituída do cargo e retirada dos S&D, e agora eurodeputada não-inscrita.

Também detidos foram o companheiro de Kaili, Francesco Giorgi – antigo assistente de Cozzolino – e o ex-eurodeputado italiano Pier Antonio Panzeri, numa operação que resultou na apreensão de malas de dinheiro com um total de 1,5 milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Qatargate: Eurodeputado Marc Tarabella detido pela justiça belga

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião