Centeno diz que pico dos juros ficará mais claro em março

  • ECO
  • 13 Fevereiro 2023

Em entrevista à Bloomberg TV, o governador do Banco de Portugal revela que março será importante para que o BCE seja mais claro em relação ao fim do ciclo de subida das taxas de juro.

Quanto mais é que as taxas de juro do Banco Central Europeu (BCE) ainda vão subir? Mário Centeno acredita que tudo ficará mais claro quando houver novas projeções económicas em março, segundo revelou numa entrevista à Bloomberg TV (conteúdo em inglês) esta segunda-feira.

“A minha expectativa é que março vai ser muito importante para definir o momento exato [para o fim das subidas das taxas de juro], porque as novas previsões irão dizer onde estamos exatamente neste processo”, disse o governador do Banco de Portugal e membro do conselho de governadores do BCE.

“Seguramente que estamos mais perto da taxa terminal do que antes. Acreditamos que março vai ser bom para sermos mais claros”, acrescentou Centeno.

Segundo o responsável português, a inflação está a descer mais do que era esperado. Ainda assim, o BCE já anunciou que vai voltar a subir os juros em 50 pontos base na reunião que está marcada para o próximo dia 16 de março, momento em que irá anunciar as novas previsões económicas.

“Se tivermos em conta os bons números da inflação e da redução dos preços das matérias-primas nos mercados internacionais, como o petróleo, gás, podemos ter a expectativa de uma menor inflação nas nossas projeções”, apontou Centeno, que reforçou a ideia de que as decisões do BCE continuarão “dependentes dos dados”.

Na reunião de fevereiro, o BCE subiu os juros em 50 pontos base para 2,5%. A Comissão Europeia admite que a taxa de inflação vai permanecer nos 2,5% em 2024, segundo as previsões publicadas esta segunda-feira.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Centeno diz que pico dos juros ficará mais claro em março

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião