CES elege quatro vice-presidentes e cinco personalidades de reconhecido mérito

  • Lusa
  • 13 Fevereiro 2023

Susana Peralta é o único nome novo entre as personalidades agora eleitas. Para vice-presidente entra Francisco Calheiros, presidente da Confederação do Turismo de Portugal.

O plenário do Conselho Económico e Social procedeu esta segunda-feira à eleição dos quatro vice-presidentes e das cinco personalidades mérito que compõem o CES, tendo as respetivas listas sido aprovadas por larga maioria e sem votos contra.

Entre as cinco personalidades de reconhecido mérito do CES, o único nome novo é o da economista e professora da Nova SBE Susana Peralta, em substituição de Francisca Guedes de Oliveira, recentemente nomeada para a administração do Banco de Portugal. Susana Peralta junta-se, assim, a Ana Drago, Adalberto Campos Fernandes, Miguel Poiares Maduro e Miguel Morais Leitão que já ocupavam a mesma posição no plenário do CES, por proposta do presidente, Francisco Assis.

Já entre os vice-presidentes do CES, registou-se a recondução de Sara Falcão Casaca e Fernando Alexandre, e a entrada de Francisco Calheiros, presidente da Confederação do Turismo de Portugal (CTP), em representação das confederações patronais, e de Mário Mourão, secretário-geral da UGT, pelas centrais sindicais. Francisco Calheiros substitui, assim, António Saraiva, presidente da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), enquanto Mário Mourão sucede a Isabel Camarinha, secretária-geral da CGTP.

Numa informação publicada no seu site, o CES indica que as listas propostas com as personalidades de reconhecido mérito e para a vice-presidência foram “eleitas por larga maioria”, não tendo havido votos contra. Nesta reunião, o plenário do CES procedeu ainda à provação da composição das Comissões Especializadas Permanentes.

Durante a sessão foi também apresentado o Livro Branco “Mais e Melhores Empregos para os Jovens”, uma co-autoria da Fundação José Neves, do Observatório do Emprego Jovem e da OIT-Lisboa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CES elege quatro vice-presidentes e cinco personalidades de reconhecido mérito

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião